Questões Concurso MPOG

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Parte da moderna logística de abastecimento e escoamento que visa prover suprimentos porta a porta vem se utilizando, cada vez mais, de dois ou mais modais de transporte para o deslocamento de mercadorias. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Considere que um veículo, em São Luís, com uma carga a ser entregue em Curitiba, deixe parte dela no aeroporto, para ser transportada por avião, outra parte no porto, para seguir de navio, e o restante em uma transportadora, para seguir viagem em veículo menor. Nesse caso, é correto afirmar que o sistema de transporte utilizado é do tipo intermodal.

Parte da moderna logística de abastecimento e escoamento que visa prover suprimentos porta a porta vem se utilizando, cada vez mais, de dois ou mais modais de transporte para o deslocamento de mercadorias. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Um veículo rodoviário que parte de Belém para São Paulo e é transportado, com a sua carga, primeiro por barcaça, depois por navio, desembarca no porto de Santos e segue para São Paulo terá utilizado o sistema de transporte chamado transporte combinado.

Com relação à rede rodoviária federal já concedida à iniciativa privada e aquelas rodovias em processo de concessão, julgue os itens seguintes.

A permissão para exploração de transporte coletivo regular de passageiros por meio rodoviário, não associado à exploração da infra-estrutura, é de competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Considere a situação hipotética em que determinado governo estadual esteja preparando o projeto geométrico da construção de uma estrada na região das cidades A, B, C e D, com o objetivo de atender a um projeto de mineração localizado na cidade C. Considere, ainda, que exista a necessidade de se escoar a produção pela cidade A e que, entre as quatro cidades, exista uma região pantanosa, como mostra a figura acima. Sabendo que as populações das cidades A, B, C e D são, respectivamente, 20.000, 50.000, 15.000 e 10.000 habitantes, e admitindo que, nessa situação, nenhum dos estudos prévios de viabilidade tenha influência na presente decisão, julgue os itens subseqüentes.

Embora no passado fosse comum construir estradas que acompanhassem o percurso dos rios, atualmente essa opção é vista com cuidado, pois, freqüentemente, a movimentação de terras e o tráfego de veículos afetam negativamente a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos na região.

Considere a situação hipotética em que determinado governo estadual esteja preparando o projeto geométrico da construção de uma estrada na região das cidades A, B, C e D, com o objetivo de atender a um projeto de mineração localizado na cidade C. Considere, ainda, que exista a necessidade de se escoar a produção pela cidade A e que, entre as quatro cidades, exista uma região pantanosa, como mostra a figura acima. Sabendo que as populações das cidades A, B, C e D são, respectivamente, 20.000, 50.000, 15.000 e 10.000 habitantes, e admitindo que, nessa situação, nenhum dos estudos prévios de viabilidade tenha influência na presente decisão, julgue os itens subseqüentes.

Os percursos C – B – A e C – B – D – A têm vantagens na escolha do percurso da nova rodovia, pois passam pela cidade B, a mais populosa da região, e somam as menores distâncias entre as opções disponíveis. Dadas as condições da região, o percurso C – B – A traria maiores dificuldades de execução da obra e de manutenção da rodovia que o percurso C – B – D – A.

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