Questões Concurso MPE-PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPE-PA

Paciente, 60 anos, sexo masculino, admitido no pronto atendimento por dispneia. Refere que estava realizando atividades rurais (cortando cana), quando começou a sentir palpitações e falta de ar. Relata, também, que esses episódios são frequentes desde que foi diagnosticado com a forma crônica da doença causada pelo vetor “barbeiro”.
Sobre a condição de base do paciente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As anormalidades mais comuns no ECG são bloqueios atrioventriculares, particularmente o bloqueio de ramo direito.
( ) Na doença avançada, pode-se observar fibrilação atrial e QRS de baixa voltagem.
( ) Em geral, a reação em cadeia da polimerase (PCR) é um teste útil para diagnóstico de infecção crônica.
( ) Em pacientes com acometimento cardíaco é comum a ausculta de sopros de insuficiência mitral.

A sequência está correta em

#Questão 1034658 - Medicina, Envenenamentos e Acidentes, CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico Especializado – Médico

A ultrassonografia fornece um importante exame de triagem inicial no paciente vítima de trauma. A avaliação ultrassonográfica realizada como parte do exame inicial do paciente traumatizado é conhecida como Focused Assessment with Sonography for Trauma (FAST). A detecção do líquido pericárdico é o elemento-chave no exame ultrassonográfico do coração e do pericárdio no trauma. O líquido que se acumula entre as camadas pericárdicas visceral e parietal aparece como uma faixa anecoica escura. Um cuidado especial deve ser tomado para que não haja confusão entre o verdadeiro derrame pericárdico e os coxins adiposos epicárdicos. Para evitar esse erro, é necessário: 

#Questão 1034659 - Medicina, Gastroenterologia, CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico Especializado – Médico

Homem, 65 anos, chega ao atendimento de emergência devido à dor abdominal em baixo ventre iniciada há 24 horas com piora progressiva; refere, também, que está anúrico há 48 horas. Antecedentes pregressos: Diabetes mellitus tipo II, hiperplasia prostática benigna e tabagista. Ao exame: mal estado geral; sonolento; pressão arterial média 55 mmHg; FC: 120 bpm; FR: 24 irpm; tempo de enchimento capilar prolongado; temperatura 36° C; ausculta cardíaca: RR2T; BNF; sem sopros; ausculta respiratória: murmúrio vesicular diminuído globalmente; ausência de ruídos adventícios. Abdômen: distendido; doloroso difusamente à palpação; abaulamento em região suprapúbica. Membros inferiores sem edemas, panturrilhas livres, presença de livedo, extremidades frias. Glicemia capilar 200 mg/dL. Sobre o manejo adequado do paciente do caso hipotético, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1034660 - Medicina, Endocrinologia, CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico Especializado – Médico

Os nódulos da tireoide chamam a atenção quando observados pelo paciente durante o exame físico de rotina ou quando vistos incidentalmente durante um procedimento radiológico. A ultrassonografia da tireoide deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita de nódulo tireoidiano ou bócio nodular no exame físico ou com nódulos observados incidentalmente em outros exames de imagem. Considere um paciente do sexo masculino, 53 anos, sem comorbidades, com diagnóstico de nódulo tireoidiano em exame de “rotina”. Sem queixas. TSH 1,5 UI/mL. Ao exame de ultrassonografia, descrito nódulo sólido de 2,5 cm, hipoecoico com margens lisas, formato mais largo do que alto, sem microcalcificações e extensão extratireoidiana. Considerando tais informações, qual a conduta recomendada?

#Questão 1039325 - Medicina, , CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico Especializado – Médico

O vírus da hepatite C (HCV) pode causar hepatite aguda e crônica. O processo agudo é autolimitado, raramente causa insuficiência hepática e, geralmente, leva à infecção crônica. A infecção crônica pelo HCV comumente segue um curso progressivo ao longo de muitos anos e pode resultar em cirrose, carcinoma hepatocelular e necessidade de transplante de fígado. Considerando o diagnóstico de hepatite C, sobre o papel do HCV-RNA, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis