Questões Concurso MPE-PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPE-PA

Paciente, sexo masculino, 62 anos, hipertenso e diabético, é admitido no pronto-socorro com quadro de perda de força do lado direito do corpo há três horas. Ao exame, PA 156x92 mmHg; FC 82; FR 16; SpO2 95% em AA e NIHSS de 18 às custas de hemiparesia completa e desproporcionada com predomínio braquiofacial à direita, hemi-hipoestesia superficial em dimídio direito, hemianopsia homônima à direita, desvio do olhar conjugado para esquerda vencido pelo reflexo óculo-cefálico e afasia global. Glicemia capilar de 143. TC de crânio sem contraste, sem sinais de sangramento, com ASPECTS (Alberta Stroke Program Early CT Score) de 8, perdendo pontos em putâmen e ínsula à esquerda. Angio-TC de crânio e cervical mostra obstrução no segmento M1 da artéria cerebral média esquerda. Não há contraindicações para a terapia com trombólise intravenosa. Com base no quadro clínico, é correto afirmar que: 

A malária é uma doença infecciosa febril aguda com potencial letal. A região Amazônica é vista como uma área endêmica. A letalidade nessa região é considerada baixa devido à alta suspeição diagnóstica e tratamentos instituídos de maneira precoce. Sobre a malária, analise as afirmativas a seguir.

I. O período de incubação varia de acordo com a espécie de plasmódio, sendo de 8 a 12 dias para a espécie Plasmodium falciparum.
II. A infecção pela Plasmodium ovale apresenta o pior prognóstico.
III. A transmissão pode ocorrer por transfusão sanguínea ou vertical.

Está correto o que se afirma apenas em

Alterações no parênquima renal são encontradas com certa frequência em exames radiológicos. Alguns desses achados podem corresponder a patologias graves que podem cursar com falência renal. Trata-se de um achado que necessita de seguimento da investigação.

Sabe-se que a paciente possui consulta prévia no serviço hospitalar devido a quadro de ITU não complicada há sete dias e que, neste atendimento, foi solicitado exame de creatinina sérica para avaliação que era de 1,0 mg/dL. Considerando que o seu peso é 50 kg e que nas últimas 12 horas urinou, aproximadamente, 360 mL, pode-se classificar a lesão renal aguda, segundo os critérios de estadiamento KDIGO, em: 

#Questão 1034656 - Medicina, Envenenamentos e Acidentes, CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico Especializado – Médico

O caso hipotético contextualiza à questão. Leia-o atentamente.

“Paciente, 14 anos, sexo feminino, trazida pelos pais ao hospital por picada de Jararaca em MIE há dez horas. Pais referem que a adolescente foi piorando o estado ao longo do dia. Paciente encontra-se com membro globalmente edemaciado, dolorido e com uma intensa equimose em maléolo lateral, ao redor da lesão da mordedura. Em regular estado geral, PA 90 x 65 mmHg; FC 120 bpm; hipocorada; desidratada; abdômen distendido e doloroso difusamente. Tempo de enchimento capilar lentificado. Gengivorragia leve. Exames: HB 10 g/dL / HT 28 % / Plaquetas 150.000 10³/mm³ / leucócitos 17.890 por microlitro de sangue (/?L)/ Tempo de coagulação: 12 min / Creatinina 2,0 mg/dL / Ureia 150 mg/dL.” 


Considerando o caso hipotético, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis