Questões Concurso MPE-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPE-MG

O Serviço Social no Brasil, embora regulamentado como uma profissão liberal, não tem uma tradição de prática peculiar às profissões liberais na acepção corrente do termo. No entanto, se esta não vem sendo, historicamente, uma característica básica da profissão, ela não exclui, integralmente, certos traços que marcam uma prática liberal entre as quais se poderia arrolar:

O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria-prática. Essa recusa, de cunho conservador, tem como pano de fundo as falsas representações produzidas pelas classes ou facções de classe dominante. Ao serem repassadas para as teorias os parâmetros das formas de pensar da burguesia, a realidade aparece deformada. A consequência é que entre as formulações teóricas, aprendidas sob a lente da ideologia burguesa, e a prática social e histórica dos homens reais, estabelece-se uma defasagem que põe em risco a unidade entre ambas. (GUERRA, 2014. P. 231.)
Dispostas as bases materiais, parece-nos que a relação teoria- -prática no Serviço Social reflete o seguinte movimento: 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em relação ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Conforme o ECA, ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, é vedado trabalho, EXCETO:

O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 1930, como fruto da iniciativa particular de vários setores da burguesia, fortemente respaldados pela Igreja Católica, e tendo como referencial o Serviço Social europeu. Analisando o contexto do surgimento do Serviço Social no Brasil, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “O processo revolucionário em curso no Brasil desde a segunda metade da década de 1920 vinha exigindo uma rápida recomposição do quadro político, social e econômico. A repressão policial, típica da primeira República, através da qual a burguesia desejava conter o avanço do movimento operário, já não se mostrava mais eficaz.”
PORQUE
II. “O adensamento de tal movimento, especialmente no período compreendido entre 1917 e 1921, e seu amadurecimento político eram realidades inegáveis. A luta pela vida, pela sobrevivência, pelo trabalho, pela liberdade levava o proletariado a avançar em seu processo organizativo, o que era visto com muito apreço pela burguesia.”
Assinale a alternativa correta.

#Questão 955812 - Relações Públicas, Eventos, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Relações Públicas

Imagem associada para resolução da questão

A figura retrata o trevo da sorte do marketing esportivo, que faz analogia ao efeito único que a gestão integrada desses ativos pode causar no destino das entidades esportivas. Quando uma única folha é omitida, perde-se não apenas uma parte importante do trevo, mas também o coloca em lugar comum, fazendo-o perder sua magia, ou melhor, sua vantagem competitiva. (SIQUEIRA, Marco Antônio Carvalho Alves D. Marketing Esportivo. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2014, pág 8. Adaptado.)
Sobre os ativos retratados no trevo da sorte, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis