Questões Concurso MPC-SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPC-SC

#Questão 991434 - Direito Financeiro, A Receita Pública, CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Analista de Contas Públicas - Direito

Julgue o item seguinte, sobre receita e despesa públicas e sua execução orçamentária e financeira.


Os valores obtidos com a realização de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária não podem ser classificados como receita de capital.

#Questão 991435 - Direito Financeiro, , CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Analista de Contas Públicas - Direito

Julgue o item seguinte, sobre receita e despesa públicas e sua execução orçamentária e financeira.


Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica são utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação no exercício de ingresso e no seguinte, podendo ser considerados desvinculados no segundo exercício subsequente ao de sua arrecadação. 

Acerca do direito processual de contas, especialmente aquele aplicável ao estado de Santa Catarina, julgue o item subsequente.


Conforme determinação expressa da Constituição Federal de 1988, as decisões do tribunal de contas que assinem prazo para que o órgão ou a entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade, terão eficácia de título executivo extrajudicial.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, de acordo com o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000).


Na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo Congresso Nacional, nos termos de decreto legislativo, em parte ou na integralidade do território nacional e enquanto perdurar a referida situação, as medidas adotadas pelo referido município não precisam estar acompanhadas de estimativa do impacto orçamentário-financeiro, desde que se destinem ao combate à calamidade pública. 

#Questão 991438 - Direito Financeiro, A Receita Pública, CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Analista de Contas Públicas - Direito

   Um município catarinense reduziu a alíquota do IPTU e anistiou multas tributárias decorrentes de atraso no pagamento do IPTU de imóveis comerciais no período da pandemia de covid-19, desde que atendessem aos critérios previstos em lei. Em decorrência dessas medidas, a câmara municipal realizou a reestimativa da previsão da receita orçamentária anteriormente prevista em lei.


Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, de acordo com o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000).


A referida anistia de multas tributárias não constitui uma renúncia de receita.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis