Questões Concurso Ministério Público Estadual - PE (MPE/PE)

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A principal limitação do ecocardiograma sob estresse, na avaliação de isquemia do miocárdio, consiste

Pneumonia por S. aureus ocorre mais frequentemente em algumas situações específicas, sendo MENOS provável que esteja relacionada a

Em pacientes susceptíveis com suspeita clínica epidemiológica de sarampo, cerca de 48 horas antes do surgimento do exantema característico podem ocorrer

Considere os dados contidos nos gráficos abaixo.

Os indicadores dispostos nos gráficos assinalam:

I. Em anos recentes, os segmentos juvenis brasileiros mantiveram relações variadas com a etapa do ensino médio, permitindo apreender movimentos de expansão, retraimento e estagnação das matrículas.

II. As taxas líquidas de matrículas no ensino médio, no período considerado, demonstra a ocorrência de um rejuvenescimento desta etapa da escolarização básica.

III. A taxa líquida de matrícula no ensino médio é a razão entre o número total de matrículas, independente da faixa etária, e a população correspondente na faixa etária prevista de 15 a 17 anos de idade.

IV. A taxa líquida de matrícula no ensino médio no ano de 2015 evidenciam que posição socioeconômica e pertencimento étnico racial de adolescentes condicionam as oportunidades de acesso à etapa do ensino médio.

Está correto o que se afirma APENAS em

Adolescentes, de modo geral, diferentemente de jovens e adultos, não são compreendidos como atores coletivos, pois não usufruem plenamente dos direitos políticos e se inserem na ordem social e no espaço público mais como atores por meio da participação cultural e, muitas vezes, sob o estatuto de estudantes, sobretudo em tempos de centralidade real e simbólica da Internet. Entretanto, os adolescentes não deixam de expressar em diferentes espaços preocupações sociais, econômicas e até mesmo políticas e familiares distintas e mais amplas, pois como “ponta de iceberg” eles evidenciam os dilemas centrais que atravessam a sociedade na contemporaneidade, inclusive em torno das questões e desafios que se deparam no território da escolarização básica e superior e em virtude das orientações das políticas públicas educacionais que têm por intencionalidade delimitar os contornos da formação escolar tendo em vista determinadas projeções de futuro. Nos anos de 2015 e 2016, estudantes-adoles- centes protagonizaram ações coletivas de protestos em defesa da escola pública e da qualidade do ensino que usufruíam; seja como categoria nativa, seja pela literatura acadêmica aquelas ações foram denominadas de

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