Listagem de Questões Concurso MinC
A respeito do planejamento na década de 60, analise as afirmativas a seguir: I. O governo de Jango formulou e implementou o Plano Trienal para o período 1963-1965, tendo como objetivo retomar o crescimento econômico, reduzir o processo inflacionário e criar condições concretas para a distribuição de renda e melhoria das ações governamentais na área educacional. II. O Plano Trienal obteve forte participação social, sendo planejado de baixo para cima, contando também com a participação de praticamente todos os níveis governamentais e administrativos. III. O golpe militar de 1964 é o marco para a adoção do planejamento governamental como instrumento de intervenção e controle social. Além disso, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) para o período 1964-1966 tinha, dentre outros objetivos, o combate ao processo inflacionário, crescimento econômico e a diminuição dos desníveis de desenvolvimento setoriais e regionais. Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa incorreta.
A função distributiva busca a eqüidade da economia pública.
Denomina-se estabilizadora a função do Estado que atua sobre os níveis de preço e produto.
Entende-se como alocativa a função do governo sobre as falhas de mercado, visando torná-lo mais eficiente.
A função fiscalizadora é o meio de atuação do Estado para garantir a distribuição da renda.
A manutenção da estabilidade econômica é garantida pela função estabilizadora.
A produção teórica da Educação Física brasileira sofreu um impulso significativo a partir do início dos anos 80. A Educação Física tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca da sua compreensão como prática social. As preocupações e os questionamentos dos profissionais da área da Educação Física mostravam uma visão de um novo e grande espaço, em que as atividades da Educação Física e as práticas esportivas deveriam construir uma nova paisagem humana, abrangendo:
As pedagogias do consenso e do conflito não deverão ser estudadas para que simplesmente rotulemos posturas educacionais. A educação formal e a Educação Física escolar são práticas sociais eivadas de contradições e ambigüidades. Para o profissional da Educação, compreendê-las é:
algo que pode afastar o profissional dos objetivos superiores da Educação.
via de regra, irrelevante, pois, no verdadeiro espírito da Educação, não há conflito.
buscar sempre o consenso, pois, sem ele, não chegaremos aos objetivos da Educação.
indispensável para nos posicionarmos do lado do consenso ou do lado do conflito.
compreendermo-nos, para que não sejamos presas de esquemas cristalizadores.
A Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido:
pela pedagogia do conflito em seus aspectos eminentemente fisiológicos
pela pedagogia do consenso em seus aspectos eminentemente biomecânicos.
em práticas desportivas e recreativas contextualizadas nas vivências anteriores dos alunos.
em estímulos educativos fundamentados nos jogos, esportes, danças e lutas.
em aulas práticas que estimulavam, entre outras coisas, a capacidade crítica dos alunos.
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