Listagem de Questões Concurso MinC
Na realidade brasileira, a cultura e o lazer cultural são quase figuras de retórica. Durante muitos anos a função de administrar, divulgar e executar atividades culturais foi atribuição exclusiva do poder público. Tais circunstâncias levaram os administradores de museus, de casas de cultura e de núcleos históricos passíveis de utilização turística a adotar posturas passivas. Aguardavam-se os visitantes, não havia interesse em promoção ou em projetos de incentivo ao turismo cultural. Hoje a mentalidade começa a se modificar. Conceitos de marketing são utilizados na gestão dos bens culturais. Dentre outras ferramentas, está a utilização da teoria dos 4Ps, o market mix, que, se aplicada de maneira inteligente, pode contribuir para o desenvolvimento das atividades de cultura e turismo cultural.
Na realidade brasileira, a cultura e o lazer cultural são quase figuras de retórica. Durante muitos anos a função de administrar, divulgar e executar atividades culturais foi atribuição exclusiva do poder público. Tais circunstâncias levaram os administradores de museus, de casas de cultura e de núcleos históricos passíveis de utilização turística a adotar posturas passivas. Aguardavam-se os visitantes, não havia interesse em promoção ou em projetos de incentivo ao turismo cultural.
Hoje a mentalidade começa a se modificar. Conceitos de marketing são utilizados na gestão dos bens culturais. Dentre outras ferramentas, está a utilização da teoria dos 4Ps, o
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que representa a composição descrita na teoria dos 4Ps de marketing.
Praça, Preço, Produto e Potencial de mercado
Preço, Produto, Potencial de mercado e Políticas públicas
Praça, Preço, Produto e Promoção
Promoção, Preço, Produto e Propaganda
Preço, Produto, Posição e Praça
Com base no enunciado a seguir, responda às questões 53 a 56.
Assinale a alternativa que apresente as questões que necessitam de forma imperativa da participação do poder público na sua execução.
I, II, VIII, IX e X.
I, II, IV, XI e XIV.
II, VIII, IX, XI e XIII.
VIII, IX, XI, XIII e XIV.
II, VIII, IX, XII e XIV.
No processo de impressão em cores, a síntese subtrativa de cores envolve _____, e sua mistura produz o _____.
Assinale a alternativa que, respectivamente, complete de forma correta o enunciado acima.
o vermelho, o verde e o azul-violeta – branco.
o vermelho, o azul-violeta e o amarelo – branco.
o amarelo, o magenta e o ciano – negro.
o azul-violeta, o amarelo e o verde – negro.
o magenta, o ciano e o verde – branco.
Se existe uma relação entre o consumo de produtos culturais e as necessidades intangíveis, psicológicas e afetivas de seus consumidores, qual das afirmativas abaixo é a menos eficaz no sentido de motivá-lo à fidelização?
Criar estruturas locais que facilitem o deslocamento e o entendimento completo dos bens culturais disponíveis.
Possibilitar o acesso via internet a sites que contenham a maior quantidade de informações possíveis sobre a localidade e os bens culturais disponíveis.
Incluir a população local no processo de produção e execução, auxílio, orientação e divulgação em apoio às atividades.
Agregar valor aos bens culturais visitados gerando vínculos de afetividade e despertando emoções, assim como o aumento do capital intelectual do visitante.
Produzir e comercializar bens tangíveis que estimulem os laços afetivos criados na visita gerando recordações e lembranças agradáveis.
Ao se analisarem as questões levantadas pelo enunciado, nota-se que quase todas elas têm relação com o público consumidor do turismo cultural a que a atividade se propõe. Ou seja, as ações propostas no texto incidem diretamente na percepção de qualidade do que é oferecido, sob a ótica de quem consome o produto turismo.
Assinale a alternativa que não tem relação com a percepção do turista.
II
VII
IX
X
XV
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}