Listagem de Questões Concurso MI
Sobre as leis que dispõem sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, assinale a opção incorreta.
O Fundo Especial para Calamidades Públicas - Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos.
Caberá aos municípios elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo urbano.
Para coordenar e integrar as ações do SINDEC em todo o território nacional, a Secretaria Nacional de Defesa Civil manterá um centro nacional de gerenciamento de riscos e desastres, com a finalidade de agilizar as ações de resposta, monitorar desastres, riscos e ameaças de maior prevalência.
O SINDEC contará com Grupo de Apoio a Desastres–GADE, vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, formado por equipe multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo, para atuar nas diversas fases do desastre em território nacional ou em outros países.
Compete ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, a coordenação do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica. Para o funcionamento integrado do SINDEC, os Estados, Distrito Federal e Municípios encaminharão ao CENAD informações atualizadas a respeito das respectivas unidades locais responsáveis pelas ações de defesa civil em suas jurisdições.
Processos digitais de classificação de imagens são utilizados para os mais diferentes objetivos, mas guardam sempre os mesmos princípios nos seus procedimentos. A respeito desses processos, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Tanto a classificação supervisionada quanto a não supervisionada possuem regras de decisão para que o classificador associe determinado pixel a determinada classe ou região de similaridade.
( ) Nas classificações supervisionada e não supervisionada, os procedimentos de análise dos pixels baseiam-se unicamente nos atributos espectrais do pixel.
( ) Tanto na classificação supervisionada quanto na não supervisionada são utilizados algoritmos cujo reconhecimento dos padrões espectrais na imagem se faz com base numa análise estatística dos pixels, que é fornecida automaticamente ao sistema de classificação.
( ) Os classificadores por regiões utilizam como critério de decisão a informação espectral de cada pixel da imagem e a informação espacial que envolve a relação entre o pixel e seus vizinhos.
( ) No classificador Maxver a distribuição espectral das classes é considerada como tendo distribuição normal, ou seja, gaussiana.
F, F, V, V, V
F, F, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, V, F, V, V
O processamento digital de imagem envolve vários processos. A respeito desses processos, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) No realce por ampliação do histograma da imagem, é aplicada uma função matemática pixel a pixel para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) No realce por filtragem, é aplicada uma função matemática na vizinhança de cada pixel da imagem para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) O realce por componentes principais é uma técnica de rotação espectral que realiza transformações lineares nas imagens para combinar as informações espectrais das várias bandas e gerar novas imagens realçadas.
( ) No realce por filtragem, é aplicada uma função matemática pixel a pixel para gerar um novo pixel na imagem realçada.
( ) A correção radiométrica para normalização dos dados inclui métodos de calibração absoluta dos dados, de modo que se obtenham medidas quantitativas sobre as propriedades dos objetos que compõe a cena.
V, V, F, F, V
Entre as propriedades das imagens, as suas resoluções são as que mais importam quando da escolha das imagens para uma determinada aplicação. A resolução espacial, por estar associada à dimensão dos objetos que se quer identificar; a temporal, por ser função da dinâmica das transformações desses objetos; e a espectral e radiométrica, por defi nirem a capacidade de avaliação da variação da resposta espectral desses objetos. Sobre esse assunto são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.
( ) Estudos de fenômenos climáticos exigem baixa resolução temporal e alta resolução espacial.
( ) Estudos de mudança de uso e cobertura da Terra em escala de detalhe utilizam resolução temporal anual ou plurianual e resolução espacial métrica a submétrica.
( ) Trabalhos de respostas às emergências em desastres urbanos e periurbanos necessitam de resolução temporal diária e espacial métrica a submétrica.
( ) Estudos da hidrologia urbana para avaliações de superfícies impermeabilizadas têm resolução espacial que variam de 0,25 a 10 m e temporal de 1 a 6 meses.
( ) Estudos da infraestrutura urbana para fins cadastrais necessitam ter resolução espacial que variam de 0,25 a 0,50 m e temporal de 1 a 6 meses.
F, V, V, V, F
F, V, V, F, V
F, V, F, F, F
V, F, F, V, V
Os sistemas de informações geográficas possuem a possibilidade de armazenar dados vetoriais e matriciais e é organizado em diversas categorias, conforme os tipos de dados. Sobre a organização de dados em sistemas de informações geográficas, são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
F, V, F, V, V
V, V, F, V, F
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}