Questões Concurso MCT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MCT

#Questão 91016 - Biologia, Parasitologia, CESPE / CEBRASPE, 2009, MCT, Analista em Ciência Júnior I (B9)

Considerando o texto acima, as características epidemiológicas e os aspectos de programas de saúde relacionados à leishmaniose, julgue os itens que se seguem.

A leishmaniose visceral é uma doença que tem no Brasil, a mesma distribuição geográfica da malária.

#Questão 91017 - Biologia, Parasitologia, CESPE / CEBRASPE, 2009, MCT, Analista em Ciência Júnior I (B9)

Considerando o texto acima, as características epidemiológicas e os aspectos de programas de saúde relacionados à leishmaniose, julgue os itens que se seguem.

O agente causador da doença mencionada no texto é transmitido por um vetor artrópode.

O termo biotecnologia é utilizado stricto sensu para designar técnicas bioquímicas e de biologia molecular que permitem manipular e transferir informação genética entre seres vivos de espécies diferentes. Com relação à biotecnologia de plantas, julgue os seguintes itens.

A eletroporação é um método de transformação genética em que células vegetais individualizadas e desprovidas de parede celular (os protoplastos) são bombardeadas em alta pressão com fragmentos de DNA embebidos em metais pesados, como o ouro ou o tungstênio, que são eventualmente alojados no núcleo e integram-se ao material genético da célula do organismo a ser transformado.

#Questão 91495 - Biologia, Práticas Laborais, CESPE / CEBRASPE, 2009, MCT, Analista em Ciência Júnior I (B9)

Um projeto de pesquisa foi submetido à análise de viabilidade e de características técnicas, tais como a adequação da metodologia utilizada aos objetivos propostos. O projeto a ser analisado apresenta como proposta a caracterização de alterações nas vias metabólicas de leucócitos em resposta a infecções bacterianas. A estratégia sugerida para atingir o objetivo proposto envolve, entre outros ensaios, a separação de leucócitos, a divisão da população de células em duas alíquotas (uma a ser exposta a microrganismos e a outra a ser usada como grupo controle); a lise celular dos leucócitos; a separação, identificação e caracterização de biomoléculas das células em questão, de forma a se realizar uma comparação entre células expostas e células não expostas ao contato com determinado tipo de microrganismo. Nos objetivos do projeto, encontram-se a comparação entre mecanismos de sinalização envolvendo diferentes tecidos e a comparação entre vias metabólicas nos leucócitos. Pretende-se, por exemplo, quantificar enzimas da via glicolítica presentes nos diferentes estados. Nas justificativas apresentadas, é referido que outros autores já identificaram diminuição na concentração de ATP e de NADH em leucócitos expostos a microrganismos.

Considerando a situação descrita, julgue os itens que se seguem.

Se, para a quantificação de enzimas proposta no projeto, for considerado um método de dosagem de nucleotídeos em forma monomérica, esse objetivo provavelmente será atingido com sucesso.

A Antártica é o mais frio, mais seco e mais alto de todos os continentes. Esse continente possui uma área de aproximadamente 14 milhões de km 2 , mais de 1,5 vez a do Brasil. O oceano Austral — a conjunção das águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico que circunda o continente — também é considerado parte da região antártica e representa 10% da área (36 milhões de km 2 ) de todos os oceanos. No que se refere à Antártica, julgue os itens seguintes.

Existem indícios de recursos minerais como cobre, ouro, prata, e também carvão, petróleo e gás natural no continente. Por isso, em 1988, os signatários do Tratado da Antártica decidiram liberar os projetos de exploração econômica na região.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis