Listagem de Questões Concurso MCT
Acerca da fitogeografia do Brasil, sistemática da flora brasileira e geografia florística, julgue os itens 94 a 98.
Fabaceae (Leguminosae) sempre está representada entre as principais famílias da maioria dos ecossistemas brasileiros, com centenas de gêneros nativos do país. Recentes estudos filogenéticos apontam o reconhecimento de 4 subfamílias monofiléticas: Cercideae (e.g. Bauhinia), Faboideae (e.g. Canavalia), Cesalpiniodeae (e.g. Cesalpinia) e Mimosoideae (e.g. Mimosa).
Os gêneros de Zingiberales Heliconia e Musa, estão hoje circunscritos em famílias distintas. Com efeito, o primeiro possui distribuição predominantemente neotropical (incluindo o território brasileiro), enquanto o segundo tem distribuição paleotropical e no qual não ocorrem espécies nativas no Brasil.
No que se refere à nomenclatura, à taxonomia e à correta citação dos autores de nomes científicos dentro da área da botânica, julgue os itens a seguir.
O Código Internacional de Nomenclatura Botânica é o documento que regula a atribuição de nomes científicos de plantas, de algas e de fungos, mesmo que fósseis.
Segundo o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, plantas silvestres domesticadas, isto é, trazidas para cultivo, podem receber novos nomes científicos para distingui-los dos nomes aplicados às plantas do mesmo táxon na natureza.
Considere a seguinte situação hipotética. Em um artigo de Greuter & McNeill (1996), novas espécies de Amaranthus, inclusive A. brasiliensis, foram atribuídas a Hawsworth, precedido no texto pela sentença as descrições a seguir foram fornecidas pelo Dr. D. L. Hawsworth, para que os nomes fossem disponibilizados para uso”. Nessa situação, o nome A. brasiliensis será corretamente citado como A. brasiliensis (Hawsworth) Greuter & McNeill.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}