Questões Concurso ITAIPU Binacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso ITAIPU Binacional

Considere que uma máquina térmica, utilizando um gás perfeito e funcionando de acordo com o ciclo teórico de Carnot, recebe, em 20 minutos, 2400 kJ de calor de uma fonte à temperatura de 327 ºC e descarrega na fonte fria à temperatura de 27 ºC. A potência fornecida por essa máquina é de aproximadamente:

No estudo da vegetação, existem técnicas para a coleta e a preparação de material. Em relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. A “herborização” envolve prensagem, secagem e preparação do exemplar botânico para a inclusão no herbário. 2. As etiquetas de identificação devem reunir algumas informações: o coletor (Col.) deve indicar seu nome sempre da mesma forma, abreviando o primeiro nome e escrevendo por extenso os últimos nomes; o primeiro identificador do exemplar botânico (Det.) preenche o nome científico na etiqueta. 3. As amostras das plantas depositadas no herbário são montadas em folhas de cartolina, recebendo etiquetagem. Essa amostra chama-se exsicata. 4. A prensagem é o processo de preparação da amostra, a partir da coleta. Consiste em acondicionar o exemplar em folhas de jornais, dentro de uma prensa, para submetê-lo posteriormente a um processo de desidratação em estufa. Assinale a alternativa correta.

Considere as seguintes definições: 1. Escarpa: espaço brejoso ou encharcado que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d’água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de Mauritia flexuosa e outras formas de vegetação típica. 2. Nascente ou olho d’água: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea. 3. Vereda: unidade geomorfológica de constituição predominantemente arenosa, com aparência de cômoro ou colina, produzida pela ação dos ventos, situada no litoral ou no interior do continente, podendo estar recoberta ou não por vegetação. 4. Nível mais alto: nível alcançado por ocasião da cheia sazonal do curso d’água perene ou intermitente. 5. Duna: rampa de terrenos com inclinação igual ou superior a 45º, que delimitam relevos de tabuleiros, chapadas e planalto. São definições dadas na Resolução 303, de 20 de março de 2.002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis