Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma paciente de 56 anos de idade procurou o serviço de climatério com quadro de ondas de calor, principalmente no período noturno, com impacto importante em sua qualidade de vida. Negou doenças associadas, uso de medicação e G1PN1A0. Sua menopausa foi aos cinquenta anos de idade. Levou mamografia BIRADS 2. O médico recomendou-lhe o uso de terapia de reposição hormonal, entretanto ela estava com receio de usar a medicação.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto à terapia de reposição hormonal (TH) e sua segurança.

Uma paciente de 55 anos de idade procurou o ambulatório com queixa de aumento de volume abdominal há seis meses. Nega doenças ou medicações em uso e G1PN1A0. Levou ultrassonografia realizada há seis meses que demonstrava útero em anteversoflexão com a presença de mioma intramural com 6 cm no maior diâmetro. Repetido o exame, constatou-se o aumento do mioma, que passou para 24 cm no maior diâmetro. Realizou-se, então, cirurgia por videolaparoscopia com histerectomia total e salpingo-oforectomia bilateral para a retirada da peça cirúrgica, sendo necessário o uso de morcelador. O anatomopatológico foi de leiomiossarcoma.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Uma paciente de 36 anos de idade realizou ultrassonografia de mamas, identificando ectasia ductal focal em mama esquerda como achado único. O exame foi realizado devido à queixa de mastalgia antecedendo a menstruação. A paciente nega descarga mamilar.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta.

Uma paciente de 41 anos de idade procurou o PS com queixa de sangramento vaginal de moderada intensidade, com a saída de coágulos, há três horas. Refere irregularidade menstrual com piora progressiva nos últimos seis meses e ser laqueada. Nega doenças, uso de medicações e tabagismo. Ao exame físico, apresentava-se descorada e com PA de 120 x 80 mmHg. O exame abdominal não mostrou alterações. Ao exame especular, observou-se presença de coágulos na vagina, com a saída de sangue pelo orifício externo do colo uterino, e, ao toque, útero em anteversoflexão, com tamanho normal e regiões anexiais livres.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o diagnóstico e a melhor conduta, considerando-se a eficácia e a segurança, sejam, respectivamente,

Um casal procurou o serviço de infertilidade com a queixa de não estarem conseguindo engravidar há três anos. Ela tem 34 anos de idade, nega uso de medicamentos, refere diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos e, devido a isso, irregularidade menstrual, ficando meses sem menstruar, e mostra histerossalpingografia sem alterações e ultrassonografia com a presença de mioma subseroso em região fúndica uterina com 2 cm em seu maior diâmetro. Ele tem 36 anos de idade e nega doenças ou cirurgias, mostrando espermograma com os seguintes achados pertinentes: concentração por mL de 8 milhões/mL (normal ≥ 15 milhões/mL), motilidade progressiva de 15% (normal ≥ 32%); e morfologia de 1% (normal ≥ 4%).

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta todos os fatores que provavelmente estejam acarretando a infertilidade do casal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis