Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um paciente de 44 anos de idade apresenta disfagia intermitente há três anos e sorologia para Machado-Guerreiro positiva. Um dos métodos indicados para o tratamento dessa enfermidade é a cirurgia de Serra-Doria, desenvolvida no Brasil.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta quanto a esse procedimento.

Um paciente de cinquenta anos de idade, com IMC igual a 34, apresenta pirose, dor retroesternal e episódios de palpitação há cinco anos, com períodos de melhora e de piora. Os quadros pioram após a ingestão de gorduras, massas e doces e melhoram com o uso de omeprazol. Há dois meses, relata que teve piora da dor, acompanhada de perda de 5 kg. Realizou uma endoscopia digestiva alta, que mostrou uma lesão vegetoinfiltrativa a 38 cm da arcada dentária superior.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o tipo histológico mais provável.

Um paciente de 28 anos de idade, asmático, procurou atendimento no serviço de emergência, queixando-se de rinorreia, tosse seca e dispneia há um dia. Relatou ter esquecido medicação de resgate em casa e querer apenas “fazer uma inalação”. No momento do exame, queixava-se de dispneia leve, mas se apresentava dispneico, taquicárdico, com FR de 28 ipm, com sibilos difusos e saturação de O2 de 90% em ar ambiente.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Uma gestante de 24 semanas procurou atendimento médico com febre alta (entre 39 e 40 ºC) associada à cefaleia e a dores no corpo há três dias. Nas últimas 24 h, evoluiu com vômitos frequentes e piora do estado geral. Ao exame físico, encontrava-se febril, consciente e orientada, com regular estado geral, FC de 92 bpm, PA de 120 x 90 mmHg (decúbito dorsal horizontal) e de 105 x 75 mmHg (em ortostase).

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o exame correto para diagnóstico, classificação e conduta em caso de suspeita de dengue.

Após 24 h, um paciente manteve agitação e tremores e apresentou três novos episódios de crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Encontra-se hemodinamicamente estável. A enfermeira informou a presença de hematúria observada no coletor e negou trauma na passagem da sonda vesical de demora. O interno de plantão lembrou que havia disponível uma fita reagente (ortotolidina) usada para identificar sangue na urina e fez o exame, cujo resultado foi positivo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta para a complicação enquanto o médico aguarda os exames laboratoriais de sangue e urina.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis