Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma paciente de 46 anos de idade, com antecedente de doença celíaca e em uso irregular de metimazol, refere tratamento de pneumonia com amoxicilina, sem melhora significativa, há uma semana. Evoluiu, há três dias, com dispneia progressiva, associada à taquicardia (FC de 144 bpm e pulso irregular), T. de 39 graus, PA de 100 x 80 mmHg, confusão mental e icterícia. Ao exame físico, estertores até terço médio em ambos os hemitórax, sopro sistólico 2+/6 em foco mitral, dor abdominal difusa e edema em membros inferiores. Escore de 120 pontos na escala de Burch‐Wartofsky.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que

Um paciente de 44 anos de idade, procedente da Bahia, refere rash maculopapular, febre, artralgia, conjuntivite não purulenta, petéquias e hematoespermia há sete dias. Está lúcido, orientado, com PA de 110 x 70 mmHg, FC de 98 bpm, SO2 de 94% e T. de 38,1 ºC. Foram realizados exames laboratoriais em conjunto com sorologias e pesquisa de vírus (zika, chikungunya e dengue). Após avaliação clínica‐laboratorial, orientou‐se alta hospitalar e retorno caso houvesse sinais de alarme. Comunicado posteriormente, o resultado dos exames foi RT‐PCR positivo para zika. Foram instituídas medidas preventivas pelo serviço local. Após dois dias, apresentou acentuada fraqueza em membros inferiores, simétrica, de caráter progressivo, em conjunto com arreflexia e disfunção autonômica.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que

Um paciente de 65 anos de idade, com antecedente de tabagismo, hipertensão e dislipidemia, refere que, há um mês, vem notando o rosto inchado e vermelho ao se levantar pela manhã. Hoje cedo, foi auxiliar sua esposa a carregar um pacote pesado e descreveu uma sensação de “quase desmaio”, que o motivou a procurar o pronto‐socorro. No exame físico: PA de 130 x 80 mmHg; FC de 70 bpm; FR de 22; e Sat. de 93%, notando‐se ingurgitamento venoso cervical e edema craniofacial, além de edema discreto em MMSS. Não há edema em MMII. Ausculta cardiopulmonar e exame abdominal sem alterações. O ECG mostrou ritmo sinusal e FC igual a 70, sem alterações patológicas do traçado.

Com base nesse caso hipotético, a investigação deve ser conduzida com

Uma paciente de 23 anos de idade procurou o pronto‐socorro por quadro de edema há três semanas. Referiu que, inicialmente, o edema localizava‐se em membros inferiores, porém, após duas semanas, vinha notando um edema generalizado, até em face. Referiu ter ganhado peso, mas negou quaisquer outras queixas. Na investigação, foram realizados os seguintes exames: hemograma; creatinina; ureia; urina 1; relação proteína/creatinina em amostra isolada; complemento sérico; e sorologias para hepatite B, C, HIV e FAN. Os únicos exames alterados foram: urina 1, com proteinúria +++ e discretas hemácias dismórficas; relação proteína/creatinina = 6 g/g; e FAN positivo (padrão nuclear homogêneo altos títulos). Foi realizada, também, biópsia renal, que mostrou uma glomerulonefrite membranosa com uma imunofluorescência rica em deposição de IgG, IgM, C1q, C3 e C4 (padrão full house).

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor opção terapêutica para a paciente.

Um paciente de 22 anos de idade procurou o pronto‐socorro por quadro de febre aferida, náuseas e dores pelo corpo há cinco dias. Referia viagem recente ao interior de São Paulo para realização de trilhas e visitas a cachoeiras. Ao exame, encontrava‐se corado, hidratado, ictérico +++/4, febril (38,2 ºC), com frequência cardíaca de 68 bpm, PA de 110 x 70 mmHg e FR de 20 ipm.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o exame que possibilitaria a definição diagnóstica e o tratamento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis