Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma doença tem distribuição bimodal, afetando adultos jovens, com um segundo pico de incidência aos setenta anos de idade, apresenta prevalência particularmente aumentada em judeus asquenazes e acomete mais comumente o íleo distal e o cólon proximal. O tabagismo associa‐se a um pior prognóstico. Os anti‐inflamatórios não hormonais parecem estar associados a exacerbações.

Assinale a alternativa correta com relação à doença caracterizada no texto acima.

Um paciente de 22 anos de idade, pedreiro, com antecedentes de rinite e eczema desde a infância, referiu episódios transitórios de dor torácica, associados à dispneia e a chiado cerca de três vezes ao mês, com melhora significativa após uso de salbutamol, em repetidas doses. Porém, referiu piora progressiva nas últimas semanas, desde que iniciou tratamento para dorsalgia. Há dois dias, teve dificuldade para falar palavras, sendo então encaminhado ao pronto‐socorro. Ao exame físico, apresentou sibilos inspiratórios e expiratórios, FR de 32 irm, FC de 122 bpm e SO2 de 88% em ar ambiente.

Com relação a esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 58 anos de idade, tabagista, deu entrada no pronto‐socorro com precordial com irradiação para o dorso de região cervical de início há trinta minutos. Ao exame físico, apresentava sopro sistólico em foco mitral +2/6, estertores crepitantes em 1/3 inferiores de ambos os hemitórax, pressão arterial de 110 x 74 mmHg em ambos os membros superiores, FC de 68 bpm e SO2 de 94%. O hospital local não tinha serviço de hemodinâmica disponível, sendo o tempo de transporte até o centro de referência equivalente a cerca de três horas. Realizou também o eletrocardiograma apresentado a seguir.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Uma paciente de 28 anos de idade, gestante, no primeiro semestre de gestação, evoluiu com dispneia súbita e dor torácica do tipo pleurítica, sendo então encaminhada ao pronto‐socorro. Exames laboratoriais apresentaram dímero D e troponina positivos, sem demais alterações. Eletrocardiograma normal. O ecocardiograma mostrou pressão sistólica da artéria pulmonar de 48 mmHg, movimento atípico do septo ventricular e função biventricular preservada.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para o diagnóstico e para o tratamento da paciente.

Uma paciente de 23 anos de idade procurou o pronto‐socorro por quadro de edema há três semanas. Referiu que, inicialmente, o edema se localizava em membros inferiores, porém, após duas semanas, já estava generalizado, até em face. Referiu, também, ter ganhado peso e ter usado anti‐inflamatórios uma semana antes do quadro para dor de cabeça, mas negou quaisquer outras queixas. Na investigação, foram realizados os seguintes exames: hemograma; creatinina; ureia; urina 1; relação proteína/creatinina em amostra isolada; complemento sérico; e sorologias para hepatite B, C, HIV e FAN. Os únicos exames alterados foram: urina 1, com proteinúria +++ e discretas hemácias dismórficas, relação proteína/creatinina igual a 6 g/g e FAN positivo (padrão nuclear homogêneo altos títulos). Foi realizada biópsia renal, que mostrou uma glomerulonefrite membranosa, com uma imunofluorescência rica em deposição de IgG, IgM, C1q, C3 e C4 (padrão full house).

Nessa situação hipotética, o diagnóstico etiológico do quadro é de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis