Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um homem de 45 anos de idade, há quatro meses, apresenta poliúria, polidipsia e emagrecimento de seis quilos. Diz que faz uso abusivo diário de álcool desde os dezoito anos de idade. Tem glicemia de jejum de 250 mg/dL, realizada há cinco dias, quando foi prescrito 1 g de metformina no café da manhã e no jantar. Desde então, apresenta intensa flatulência e diarreia aquosa.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta em relação ao uso da metformina.

Uma paciente de 44 anos de idade, com diagnóstico de Aids há dez anos, em uso atual de terapia antirretroviral com tenofovir, lamivudina e dolutegravir, com carga viral indetectável e CD4 598 células por mm3 (28,7%), hipertensa, em uso de hidroclorotiazida e enalapril, procurou atendimento médico, pois reside em região próxima à Mata Atlântica, em São Paulo‐SP, e gostaria de receber a vacina contra febre amarela. O médico que a avaliou contraindicou a imunização contra febre amarela.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

As neuroinfecções oportunistas constituem importante grupo de doenças infecciosas que acometem os pacientes com Aids. Dadas as características clínicas, é comum se classificar, com a finalidade de direcionar a investigação diagnóstica, as lesões de sistema nervoso central em lesões focais expansivas e em lesões focais não expansivas. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta apenas lesões focais não expansivas.

Uma paciente de sessenta anos de idade foi ao pronto‐socorro com queixa de dor abdominal associada à distensão abdominal difusa, vômitos e diminuição da eliminação de flatos. Não evacuava há quatro dias. Ao exame físico, apresentou‐se em regular estado geral e desidratada. A frequência cardíaca era de 90 batimentos por minuto. O abdome encontrava‐se distendido, doloroso difusamente à palpação profunda e sem sinais de peritonite. Apresentava ainda cicatriz de laparotomia mediana em região infraumbilical por histerectomia realizada há cinco anos. Presença de hérnia femoral à direita, dolorosa e não redutível. Foi realizado toque retal, que mostrou ausência de fezes em ampola retal. Radiografias de abdome na posição em pé e deitada apresentavam sinal de empilhamento de moeda e presença de níveis hidroaéreos, sem outras alterações. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente de quarenta anos de idade, vítima de acidente automóvel versus anteparo fixo a 60 km/h, foi levado ao pronto‐socorro, pelo resgate, em prancha longa e colar cervical. Apresentava vias aéreas pérvias, com colar cervical, murmúrio vesicular bilateralmente, frequência cardíaca de 97 bpm, PA de 130 x 70 mmHg, boa perfusão periférica, bacia estável, escala de coma de Glasgow de 13, hálito etílico, pequena equimose hipogástrica, sinal do cinto, SVD hematúria franca e dor abdominal discreta. Colocou máscara de O2, acessos venosos e Ringer Lactato 1.000 mL. Radiografia de tórax sem alterações. Radiografia de bacia revelou fratura do ramo isquiopúbico à direita. Tomografia de corpo inteiro mostrou lesão hepática grau I em região de ligamento redondo do fígado, lesão renal grau II à direita, bexiga com enchimento inadequado pelo contraste em fase excretora e grande quantidade de líquido livre abdominal. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o provável diagnóstico e a conduta a ser adotada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis