Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um paciente de dois anos de idade, com diagnóstico de tetralogia de Fallot e em uso de antibiótico há cinco dias por um quadro febril, foi levado ao pronto-socorro com queixa de cefaleia e hipoatividade há doze horas. Ao exame físico, apresentava fácies de dor intensa, nistagmo e ataxia.

Nesse caso hipotético, a melhor opção para investigação diagnóstica será

Um paciente com seis meses de vida, história de tosse e coriza hialina há quatro dias e dispneia há um dia, com piora hoje, apresentou um pico febril de 37,9 ºC no primeiro dia de história. Ao exame, encontrava-se em regular estado geral, descorado +/4, desidratado grau 1, acianótico, com ausculta pulmonar com estertores subcrepitantes difusos e expiração prolongada, com FR de 60 ipm, tiragem sub e intercostal, saturação de 91% em ar ambiente, ausculta cardíaca com BRNF em dois tempos, sem sopros, FC de 140 bpm, abdome globoso, flácido, indolor, sem visceromegalias, boa perfusão periférica, sem edema e sem cianose, e peso igual a 6 kg.

Considerando-se, nesse caso hipotético, que o paciente será mantido em jejum devido ao padrão respiratório taquidispneico, o melhor soro a ser prescrito para ele será

Um paciente de dois anos de idade, portador de encefalopatia crônica não evolutiva secundária à anóxia neonatal e epilepsia, em uso correto e regular de fenobarbital, sem escapes convulsivos há mais de um ano segundo a mãe, passou em consulta ambulatorial há cerca de dez dias, quando foi orientado o uso de baclofeno. Há um dia, o paciente evoluiu com dois episódios de crises convulsivas tônico-clônicas com duração menor que cinco minutos, entretanto a família não o levou ao serviço de emergência, pois julgou que as crises eram de curta duração. Há vinte minutos, o paciente voltou a apresentar crise convulsiva tônico-clônica generalizada e, como não apresentou resolução espontânea, foi levado ao serviço de emergência.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente de quatro anos de idade, vítima de queda de laje, foi levado ao serviço de emergência pelo SAMU em prancha rígida com colar cervical. A queda foi presenciada por familiares e o paciente estava consciente no local, evoluindo com rebaixamento do nível de consciência durante o transporte. Chegou ao serviço de emergência com Glasgow 7, propedêutica pulmonar com diminuição da ausculta e timpanismo à percussão à direita, FC de 160 bpm, boa perfusão periférica, PA de 120 x 80 mmHg, abdome flácido e escoriações na face e na coxa esquerda.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta conduta que não deverá ser realizada no atendimento inicial.

Um paciente de dois anos de idade, portador de púrpura trombocitopênica idiopática crônica, teve alta hospitalar há quinze dias e passou em consulta ambulatorial, apresentando, nesse retorno, hemograma com 6.000 plaquetas. Foi internado, recebeu gamaglobulina e, no dia seguinte, enquanto aguardava resultado de plaquetas pós-infusão de gamaglobulina, apresentou um pico febril de 39 ºC e evoluiu com irritabilidade, taquicardia, taquipneia e queda de saturação até 88%.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais indicada para o paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis