Listagem de Questões Concurso IRB
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro no emprego dos sinais de pontuação.
No Brasil, mesmo depois da proclamação da República, o Estado continuou sendo uma organização nacional frágil, com baixa capacidade de incorporação social e mobilização política interna, e sem vontade ou pretensões expansivas.
Do ponto de vista estritamente econômico, foi uma economia "primário-exportadora", até a crise mundial de 1930, seguindo uma trajetória de crescimento e modernização restrita a suas atividades ligadas à exportação e submetendo-se quase que inteiramente, às regras e políticas liberais impostas pelo padrão-ouro.
Essa forma de inserção econômica internacional permitiu que o Brasil crescesse até os anos 30, graças à complementaridade entre a sua economia e a economia mundial.
Cresceu, sobretudo, devido à integração do País com as finanças inglesas, o que permitiu que o país obtivesse o financiamento externo indispensável para evitar crises mais agudas no balanço de pagamentos.
Essa primeira experiência liberal de desenvolvimento demonstrou ter um limite crônico de "restrição externa", que era trazido pelos seus problemas de balanço de pagamentos e pela fragilidade da sua moeda.
Assinale a opção que não serve como período final para o desenvolvimento do parágrafo, seja pela incoerência textual, seja pela correção gramatical.
Por isso, um ponto importante que não deve ser descurado é o dessa evidente lógica do direito que se vincula à lei natural.
As mudanças históricas impuseram novos problemas e novos entendimentos que propiciam um outro referencial para os direitos humanos.
Não podemos entender o homem como fruto de uma sociedade abstrata de sujeitos individuais sem qualquer vinculação histórica.
Percebe-se aí que tratar de direito significa tratar de concepções de mundo e de homem, tratar de escolhas valorativas de condutas.
O ser humano é um ser no tempo, que nele se transforma e constantemente constitui. O tempo humano denomina-se história.
Julgue os itens abaixo, a respeito da organização das idéias no texto, para, em seguida, assinalar a opção correta.
I. Preservam-se os efeitos de sentido, as relações semânticas originais e evita-se a dupla negação ao substituir "Não é possível desconhecer"(L.1) por É possível reconhecer.
II. O "pano de fundo"(L.3 e 4) apresenta quatro características representadas por quatro complementos sintáticos: (a) "a agudização da crise social"( L.4), (b) "o crescimento do crime"(L.4 e 5), (c) "tráfico de drogas"(L.5), (d) "conivência e da corrupção do sistema policial"(L.6 e 7).
III. As duas ocorrências do pronome "que"(L.2 e 9) introduzem orações subordinadas que qualificam os termos a eles imediatamente anteriores.
IV. Subentende-se que, textualmente, "esta apropriação perversa"(L.7) resume as idéias introduzidas por "as alterações", no período anterior.
Estão corretos apenas os itens:
I e II
I e III
I, II e IV
II, III e IV
III e IV
Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e aponte a opção correta.
5º, 1º, 3º, 2º, 4º
3º, 5º, 1º, 4º, 2º
2º, 4º, 3º, 5º, 1º
4º, 1º, 3º, 5º, 2º
2º, 1º, 4º, 5º, 3º
Marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmações do texto para chegar à seqüência correta.
V, V, F, F
V, F, F, F
V, F, F, V
F, V, V, V
F, V, V, F
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}