Questões Concurso IPHAN

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Listagem de Questões Concurso IPHAN

#Questão 30636 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

A definição das diretrizes do projeto de restauração compreende a etapa onde são estabelecidas as delimitações sobre os critérios da proposta de intervenção. Assinale a alternativa que não corresponde a um aspecto necessário para a definição de tais diretrizes.

#Questão 30635 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

Segundo o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), “no âmbito do patrimônio cultural, as técnicas construtivas tradicionais luso-brasileiras são os processos e procedimentos de utilização dos materiais de construção, transmitidos pelo costume e práticas pela via oral, por narrativas ou por hábitos, passados de geração em geração. A denominação luso-brasileira remete ao período histórico colonial e imperial do Brasil - 1534/1889”. Não é exemplo de técnica construtiva tradicional luso-brasileira o(a)

#Questão 30637 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

A respeito de planejamento e gestão do território, bem como de ações de mobilidade vinculadas à salvaguarda de cidades e bairros históricos, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa correta.

I A interpretação de que a salvaguarda das cidades e dos bairros históricos, para ser eficaz, deve integrar políticas de desenvolvimento econômico e social, bem como planos de ordenamento e de urbanismo em todos os níveis, é recomendação expressa na Carta de Washington.

II O sistema viário em cidades e bairros históricos, para garantia de acessibilidade e melhoria nas condições de circulação, deve ser reformulado, permitindo a penetração de grandes vias de importância global para a cidade.

III Áreas de estacionamento devem ser eliminadas de cidades e bairros históricos, de modo a não degradar o aspecto nem o entorno de tais lugares.

#Questão 30638 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

Com o advento da Revolução Industrial, os edifícios ferroviários se transformaram em emblemas de sua época. Durante o século XIX e começo do século XX, as ferrovias e as estações ferroviárias expressavam o processo de integração entre cidades com base em uma velocidade sem precedentes, o que facilitava a circulação de ideias, materiais e padrões. Além disso, as estações não consistiam em uma edificação unitária: enquanto, nas plataformas, eram adotadas as técnicas e materiais então contemporâneos e de vanguarda (estrutura leve e esbelta, com ênfase na aplicação de ferro e vidro), os saguões de chegada materializavam a profusão estilística ao melhor gosto eclético, produzindo estações semelhantes a casas rurais, catedrais góticas, templos gregos, banhos romanos ou a mescla de tudo isso. No que se refere ao patrimônio ferroviário brasileiro, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa correta.

I A primeira ferrovia do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, posteriormente rebatizada “Estrada de Ferro Mauá”, inaugurada em 1854.

II Dois dos mais importantes exemplares do patrimônio ferroviário remanescente no Brasil são as Estações da Luz e Júlio Prestes, na cidade de São Paulo – SP.

III O patrimônio ferroviário remanescente na atual região Nordeste brasileira é inexpressivo devido à ausência de abertura de linhas férreas durante o período compreendido entre o Brasil Império e as primeiras décadas da República.

#Questão 30639 - Arquitetura, Geral, FUNIVERSA, 2009, IPHAN, Arquiteto e Urbanista

Que famoso paisagista brasileiro, autor dos jardins do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília – DF, e considerado o mais expressivo paisagista tropical do mundo, lamentava o fato de o projeto vencedor para Brasília, de Lucio Costa, não ter sido acompanhado por um planejamento paisagístico?

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