Questões Concurso Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue os itens seguintes. Se, por um lado, a atividade do turismo pode causar graves consequências ao patrimônio devido ao uso massivo e descontrolado do monumento, por outro, pode exercer uma influência positiva sobre o ser humano e os monumentos e sítios, podendo garantir, ainda, com meios próprios, a sua proteção e manutenção.

Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue os itens seguintes. A evolução tecnológica não é suficiente para eliminar todas as mazelas decorrentes do crescimento econômico, por isso, entre outras razões, as políticas públicas sobre patrimônio cultural demandam o reconhecimento de limitações ao desenvolvimento econômico.

Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue os itens seguintes. O turismo voltado para o patrimônio cultural é uma atividade privada e lucrativa, mas sua exploração é vedada à sociedade civil.

Acerca de turismo cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico sustentável, julgue os itens seguintes. Empreendimentos que envolvam descobertas arqueológicas não são compatíveis com a atividade de turismo cultural, pois se destinam a pesquisas científicas, o que os torna inconciliáveis com a visitação pública.

Fábio comprou a casa em que uma famosa escritora, já falecida, havia morado, em um bairro do centro de Recife. O intuito de Fábio era transformar o imóvel em museu, havendo cobrança de ingresso dos visitantes. Como a casa se encontrava fechada, com sinais de depredação, ele restringiu os primeiros gastos à restauração, que seria custeada com recursos auferidos com a venda dos ingressos cobrados dos visitantes. A sinalização aos visitantes sobre medidas de segurança no museu foram deixadas para um momento posterior, quando tais medidas pudessem ser custeadas com os recursos obtidos após a inauguração. Além disso, Fábio não estabeleceu uma limitação do número diário de visitantes, pois isso reduziria os seus ganhos iniciais.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Apesar da sua decisão de postergar as cautelas de segurança e a avaliação do número máximo de visitantes, Fábio praticou o turismo cultural ao garantir a preservação da casa para as gerações presentes e futuras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis