Questões Concurso Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

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Listagem de Questões Concurso Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue os itens a seguir. A educação patrimonial foi reconhecida como uma estratégia de apropriação social do patrimônio cultural brasileiro no início de 2000, após mudanças na participação social decorrentes da gestão pública da época.

Com base no guia PMBOK, julgue os itens a seguir. O documento no qual a equipe de projeto decompõe o escopo total do trabalho em partes menores e gerenciáveis é denominado declaração do escopo do projeto.

Com base no guia PMBOK, julgue os itens a seguir. A linha de base do escopo é um documento composto pela declaração do escopo do projeto, pela estrutura analítica do projeto e pelo cronograma do projeto.

Quanto à antropologia da religião, julgue os itens subsecutivos. Segundo James Frazer, a magia se baseia nos princípios lógicos da lei da similaridade e da lei do contágio.

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

Registrar os mestres griôs na comunidade local e dar condições para que eles dialoguem com diferentes espaços culturais são ações que favorecem um processo educativo de reconhecimento da especificidade de ser griô.

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