Questões Concurso INMETRO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso INMETRO

A figura acima ilustra um enlace de microondas, em que a distância entre o transmissor e o receptor é igual a 50 km e a portadora é de 6 GHz. O perfil topográfico do local onde o enlace está instalado e a primeira zona de Fresnel estão também representados na figura, em que se considerou o fator K igual a 4/3. A partir dessas informações e sabendo que o enlace é bidirecional, julgue os itens seguintes.

Considere que, nesse enlace, a potência EIRP (effective isotropic radiated power) dos transmissores seja de 55 dBm, com rádios que operam com 27 dBm de potência. Nesse caso, é correto afirmar que o ganho das antenas utilizadas no enlace é superior a 30 dBi.

Amplificadores de potência de sinais de RF e microondas são usados em uma variedade de aplicações que inclui comunicações wireless, radares, jamming, imaging e aquecimento industrial. O conhecimento do comportamento desses dispositivos é fundamental para se poder extrair o seu máximo desempenho e evitar que distorções geradas por processos não-lineares degradem o desempenho de outros sistemas que compartilham determinado canal de comunicação. As figuras I e II ilustram o comportamento simulado e medido de um amplificador de potência. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

A partir da figura I, é correto afirmar que o amplificador cujo comportamento está apresentado, caso seja excitado por duas portadoras moduladas, gerará mais distorção por intermodulação com portadoras de potência de 5 dBm na entrada do amplificador que com portadoras de –5 dBm de potência na entrada do dispositivo.

Com relação a sistemas de comunicação via satélite, julgue os próximos itens.

Nos solstícios de verão e de inverno na Terra, sistemas via satélite geoestacionário são afetados devido aos eclipses solares: a Terra, ao se posicionar entre o satélite e o Sol, impede que a radiação solar ilumine o satélite. A técnica de órbitas inclinadas, empregada em satélites de grande porte, minimiza esse efeito, visto que, nos momentos de eclipse, o satélite é retirado de sua órbita geoestacionária e deslocado para uma órbita inclinada, onde o satélite poderá ser iluminado pelo Sol.

Com relação a sistemas de comunicação via satélite, julgue os próximos itens.

O uso de polarização linear em sistemas via satélite reduz os efeitos da rotação de Faraday no sinal transmitido/recebido, ao contrário do uso de polarização circular.

A figura acima apresenta o nomograma proposto pela ITU, por meio da CCIR report 721, para a determinação da atenuação específica devido a chuva em enlaces via satélite. A atenuação específica é obtida como função da freqüência de operação, da densidade de chuva, dada em mm/h, e da polarização da antena utilizada no enlace, que pode ser vertical – V – ou horizontal – H. Considerando esse nomograma, julgue o item abaixo.

No caso de um enlace via satélite cujo comprimento efetivo em condições de chuva é igual a 8 km e que opera em 12 GHz com polarização vertical em uma região da Terra em que a probabilidade de se exceder a taxa de precipitação de 90 mm/h é igual a 0,01%, para que o enlace esteja indisponível, devido a chuva, em apenas 0,01% do tempo, em um ano, é necessário levar em consideração, no projeto, uma margem de atenuação superior a 28 dB.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis