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Em função da amplitude dos tópicos abordados e do modo como eles estão organizados, há a possibilidade de os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) serem usados, pelo professor, com diversos propósitos. Com base nessa concepção, assinale a alternativa que não representa uma possibilidade de utilização dos PCNs pelo docente.

As afirmações abaixo se referem a avaliações de larga escala nacionais e internacionais. Considere o conteúdo de cada, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O SAEB - O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares a cada dois anos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a (Anresc) - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar. Embora utilizem a mesma metodologia, a diferença entre elas é que a primeira é censitária e a segunda é feita por amostragem.

II. A Prova Brasil faz parte do Saeb e avalia alunos de 5° e 9° anos do ensino fundamental, da rede pública e urbana de ensino de forma censitária, oferecendo resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil. O Saeb, por sua vez, é uma avaliação por amostra, razão pela qual não apresenta resultados por escola e por município.

III. O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um estudo mundial realizado pela Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) para aferir o desempenho dos alunos de 15 anos de idade nos componentes de matemática, ciência e leitura, sendo repetido a cada dois anos. Os dados têm sido utilizados tanto para ranquear o posicionamento dos países participantes e quanto para medir o impacto da qualidade da educação sobre os rendimentos e crescimento das nações.

IV. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo principal de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Além de assumir caráter de exame de certificação, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior a partir de 2009.

As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:

Em relação ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES), analise as afirmativas abaixo.

I. Os objetivos do SINAES são a melhoria da qualidade da Educação Superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e a promoção do aprofundamento dos compromissos e das responsabilidades sociais das Instituições de Educação Superior.

II. O SINAES desenvolve-se em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

III. O SINAES visa a assegurar processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Está correto o que se afirma

Analise as afirmativas abaixo.

I. A periodicidade máxima de aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aos estudantes de cada curso de graduação é de dois anos.

II. A inscrição dos alunos habilitados à participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é responsabilidade do dirigente da Instituição de Educação Superior.

III. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é componente curricular não obrigatório dos cursos de graduação.

De acordo com a lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), está correto

Analise as afirmativas abaixo.

I. As Diretrizes Curriculares Nacionais, em virtude dos seus objetivos, estão dispensadas de prever elementos voltados para a Educação Ambiental.

II. Os sistemas de ensino devem promover as condições para que as instituições educacionais sejam espaços educadores sustentáveis.

III. Os sistemas de ensino e as instituições de pesquisa, em regime de colaboração, devem fomentar e divulgar estudos e experiências realizados na área da Educação Ambiental.

De acordo com o conteúdo da Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, está correto

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