Questões Concurso INEP

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Considerando a LDB (9394/96), analise as afirmações abaixo.

I. Prevê-se um núcleo comum para o currículo do Ensino Fundamental e Médio e uma parte diversificada em função de características locais.

II. Prevê-se gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares.

III. Prevê-se a formação dos especialistas da educação em Curso Superior de Pedagogia ou em Programas de Pós- Graduação.

Está correto o que se afirma em

Considere as afirmações abaixo.

I. De acordo com a LDB, os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira devem ser ministrados apenas na disciplina de História Geral, no Ensino Médio.

II. O estudo da história e cultura afro-brasileira deve ser componente dos conteúdos das disciplinas porque o Brasil é um país multiétnico e pluricultural.

III. A obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira é prevista pela lei apenas para as escolas públicas.

Está correto o que se afirma em

Com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96), analise as afirmações abaixo.

I. A passagem da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental se dá após a comprovação de aproveitamento mínimo por parte da criança.

II. Nas matrizes curriculares do Ensino Médio, foram incluídas as disciplinas Sociologia e Filosofia.

III. O nível fundamental de educação deve ser oferecido pelo Estado e pelos Municípios em regime de colaboração.

Está correto o que se afirma em

Considere os itens abaixo.

I. Preocupação com a formação acadêmica dos docentes, incluindo a titulação e o aperfeiçoamento constante.

II. Definição mais precisa dos recursos destinados à Educação.

III. Proposição de um sistema nacional de avaliação do rendimento escolar.

IV. Atenção ao Ensino Fundamental.

São aspectos presentes na Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996:

Considere os itens abaixo.

I. Equipar as escolas indígenas com material didáticopedagógico básico.

II. Implantar programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em unidades prisionais.

III. Adaptar a infraestrutura dos prédios escolares para atender aos alunos com necessidades especiais.

IV. Erradicar o analfabetismo.

São metas do Plano Nacional de Educação (PNE)

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