Listagem de Questões Concurso INCA
Os riscos da utilização de radioisótopos em um serviço de medicina nuclear devem ser previstos em um plano de trabalho que especifique as condições de manuseio, monitoração e exposição dos trabalhadores envolvidos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Se um indivíduo ocupacionalmente exposto, em uma única exposição, receber uma dose absorvida maior que os limites de efeitos determinísticos, os titulares deverão solicitar aconselhamento médico.
A monitoração individual externa é realizada por meio de bioensaios, monitoração da tireóide e contador de corpo inteiro. A monitoração individual interna é feita usando-se filmes dosimétricos, dosímetros termoluminescentes e de extremidade.
Se, um paciente foi injetado com 10 mCi de Tc-99m, considerando a constante de taxa de exposição igual a 0,60 R@cm2/(mCi@h), a exposição de um técnico que permanece a 10 cm desse paciente é de 0,06 R/h.
Com o propósito de evitar eventuais contaminações, as áreas de trabalho com fontes não seladas devem ser identificadas e sinalizadas com instruções, como não fumar, não comer, não beber e não se maquilar.
Material contaminante pode ser respingos de material radioativo, saliva, vômitos ou urina de pacientes submetidos à administração de radiofármacos.
O uso de sabão com pH alto deve ser evitado para a limpeza de pele contaminada, pois poderá ocasionar fixação de determinados radionuclídeos na pele.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}