Listagem de Questões Concurso INCA
Acerca dos procedimentos para a realização de controle de qualidade, protocolos de controle de qualidade e dosimetria e auditorias de qualidade, julgue os itens a seguir.
A determinação da dose absorvida varia de acordo com o protocolo de dosimetria adotado. Logo, o estudo do percentual de dose profunda pode variar em função da escolha do protocolo utilizado no serviço de radioterapia
Com relação à utilização e calibração de câmaras de ionização tipo poço, usadas em braquiterapia de alta taxa de dose, julgue os próximos itens.
A atividade radioativa de uma fonte de irídio 192 em braquiterapia de alta taxa de dose é fornecida com incerteza de ± 20% pelo fabricante. Logo, devido a esse motivo a dosimetria da fonte com câmara-poço para uso em terapias torna-se necessária.
Julgue os itens a seguir com relação ao TEC DOC 1151 – Aspectos físicos da garantia da qualidade em radioterapia.
Considerando tratamentos braquiterápicos, é recomendado que a eficiência de coleta das cargas seja superior a 99% para câmaras do tipo poço comerciais e fontes de braquiterapia convencionais.
É recomendado que os controles de qualidade mensais tenham como base a verificação de parâmetros dosimétricos ou físicos cujas variações venham a produzir efeitos prejudiciais menores ao paciente em tratamento ou que tenham menor probabilidade na variação da dose absorvida ao longo do mês.
Na teleterapia, é recomendado o uso de um sistema redundante de comprovação da qualidade dos instrumentos dosimétricos utilizados, a fim de assegurar que estes mantenham seus fatores de calibração invariáveis. Uma fonte selada de tecnécio-99m pode ser utilizada para esse fim, devido à sua meia-vida curta, na forma de comparação da resposta do instrumento de medida com a que se obtém no equipamento de teleterapia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}