Listagem de Questões Concurso IFRN
A partir desses documentos e do conhecimento sobre o pensamento iluminista, pode-se afirmar corretamente que as reflexões de Rousseau se diferenciam das idéias de outros autores iluministas na medida em que
defende a construção de uma nova ordem gerida por um Contrato Social, segundo a qual o progresso humano viria com a superação do estado natural.
relativiza a importância da razão como elemento decisivo para o progresso e sugere outros aspectos que precisam ser considerados para a conquista da felicidade dos homens.
questiona a bondade natural dos homens com base na idéia de que a razão individualista dificulta a construção de projetos sociais coletivos.
aponta a Monarquia Esclarecida como única alternativa para conter a propriedade privada, considerada por ele o principal entrave para a felicidade humana.
O contexto histórico do chamado Milagre Econômico brasileiro, nos quais surgiram os citados cursos institucionais, foi caracterizado por conciliar
crescente intervenção estatal na economia, supressão de garantias constitucionais e ajustes educacionais às exigências do mercado.
expressivas taxas de crescimento econômico, investimentos no ensino industrial e acentuada redução das desigualdades sociais.
elevada diversificação dos setores produtivos, constante equilíbrio na balança comercial e ampliação do ensino tecnicista profissional.
significativos avanços nos variados níveis da educação pública, alinhamento à política externa dos EUA e autonomia na gestão escolar.
A atividade proposta pelo professor atende, de forma apropriada, ao interesse histórico dos alunos em uma situação de ensino-aprendizagem que estabeleça as relações entre
a adoção do sistema sesmarial e a legislação elaborada em defesa dos interesses dos pequenos proprietários.
o processo de ocupação territorial implementado na colonização do País e a formação dos latifúndios.
a implantação de uma economia monocultora e a prioridade conferida à produção direcionada para o negócio familiar.
o projeto lusitano de povoamento do Brasil e os privilégios concedidos aos posseiros das regiões litorâneas.
Com base nas aulas de história sobre a formação de identidades, tanto no século XIX como no mundo atual, e comparando essas duas imagens, o professor e os seus alunos chegaram à seguinte conclusão:
no mundo contemporâneo, as relações identitárias estão em constante deslocamento, o que impossibilita a classificação étnica das mulheres; no século XIX, era perfeitamente possível identificar a etnia pela cor da pele, pelo tipo de cabelo e pelo figurino usado.
a imagem do jornal captou fotografias de mulheres do nosso tempo que usam diferentes estilos e adornos para expressarem sua negritude; a pintura de Debret, influenciada pelo cientificismo, sugere a catalogação e classificação de diferentes tipos humanos.
a imagem do jornal reúne fotografias de mulheres negras oriundas de diferentes classes sociais; a pintura de Debret se limitou a representar negras libertas que podiam se dedicar à vaidade e, assim, alcançar o reconhecimento social.
o o jornal apresenta mulheres negras fotografadas em situações diversas; a tela de Debret, revelando a influencia de Cesare Lombroso, foi construída para associar as características das negras com as suas potencialidades para cometer crimes.
Considerando os dois documentos, o professor mostrou a aluna que, a partir do caso de Maria Quitéria, podemos inferir que, no processo de luta pela independência do Brasil. Ocorreu a
atuação de mulheres que tinham dificuldades para se portarem nos espaços privados e públicos, pois perdiam a feminilidade durante as experiências de guerra.
participação de mulheres que foram atraídas para o movimento mais por um sentimento de paixão ativistas do que pelo amor à pátria.
presença ativa de mulheres que ocupavam os espaços públicos e privados com gestos, figurinos e adornos tipicamente femininos.
incorporação, pela historiografia tradicional, do decisivo papel da mulher nas decisões políticas de maior relevância.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}