Listagem de Questões Concurso IFRN
Após a leitura dos alunos, o professor mostrou que a tela Homem Vitruviano é um documento renascentista na medida em que
desvenda a incompatibilidade da arte humanista com os princípios das ciências naturais.
expõe a crença na centralidade do homem e enfatiza o poder absoluto da divindade.
revela traços da racionalidade matemática no estudo da anatomia humana.
demonstra a utilização de valores antropocêntricos herdados da escolástica.
Considerando o fragmento textual e os estudos sobre a colonização da América espanhola, os alunos identificaram corretamente que
a Igreja Católica considerava que os ameríndios praticavam uma religião falsa, a idolatria, que valorizava o culto às imagens vãs e sem fundamentos, inspiradas no politeísmo.
os ameríndios rejeitaram usar os símbolos cristãos, pois as suas imagens religiosas eram mais atrativas do que aquelas advindas da cristandade.
o catolicismo, na América hispânica, influenciado pelo tomismo, impediu práticas indígenas de conversão das imagens imateriais em objetos de culto.
o tomismo que inspirava a ação da Igreja Católica concebia que a adoração às imagens materiais é o maior dos pecados, porque priva Deus da reverência merecida e necessária.
Depois de ler o fragmento textual e consultar vários trabalhos que discutiam historicamente os conceitos relacionados à sexualidade, o professor demonstrou que o conceito de homofobia é contemporâneo ao de homossexualidade e afirmou – com base nos seus estudos históricos – que
muitos dos preconceitos contemporâneos relacionados à sexualidade foram construídos pela tradição judaico-cristã e pelas teorias cientificistas do século XIX, num momento posterior à civilização grega.
as investigações realizadas, na década de 1950, provaram que, entre os gregos antigos, a homossexualidade era uma prática permitida, desde que os praticantes fossem exclusivos dos seus parceiros.
o receio com práticas que pudessem prejudicar o crescimento da classe trabalhadora possibilitou, no contexto da Revolução Industrial, a invenção do conceito de homossexualidade e a condenação de relações sexuais desse tipo desenvolvidas no mundo grego antigo.
as pesquisas desenvolvidas, a partir da década de 1970, mostram que o conceito de homossexualidade foi inventado pelos europeus, no século XVI, para estimular a sexualidade com fins procriativos, diferentemente dos gregos que viam no sexo um espaço de prazer.
O objetivo do docente era que, ao relacionarem as informações contidas na citada legislação com o contexto histórico estudado, os alunos seriam capazes de
reconhecer a relevância de instrumentos legais na materialização da estabilidade regencial.
compreender o papel exercido pela Guarda Nacional em defesa da libertação dos cativos.
identificar elementos que contribuíram para o fortalecimento do mandonismo local.
constatar uma alternativa possível para as liberdades individuais em detrimento das oligarquias.
Após ler o fragmento, o professor pediu aos alunos para consultarem os apontamentos e estabelecerem uma comparação entre os gulags e os campos de concentração nazista. Sintetizando a comparação, o professor concluiu que os gulags
eram penitenciárias públicas organizadas em torno de uma atividade produtiva específica e estavam voltadas para o aumento da produtividade na União Soviética; os campos nazistas realizavam várias experiências violentas com os prisioneiros, entre elas, as experiências médicas que levavam à morte uma grande quantidade de pessoas.
eram campos de concentração imaginados por Stalin para castigar seus inimigos políticos e, ao mesmo tempo, aumentar a produção na União Soviética; os campos de concentração nazista foram organizados por Hitler com o objetivo primordial de usar a mão de obra dos presos para construir estradas, trabalhar nas minas e plataformas petrolíferas.
possuíam uma burocracia que controlava minuciosamente os dados sobre os prisioneiros, tornando possível um controle absoluto do número de detentos, das habilidades que possuíam, das suas limitações e do grau de instrução que detinham; os campos nazistas trabalhavam com os prisioneiros sem estabelecer qualquer distinção entre eles.
eram estritamente campos de trabalho para presos políticos que se levantaram contra Stalin, mas não desenvolviam uma ação deliberada para assassinar pessoas; os campos nazistas tinham por objetivo exterminar sistematicamente grupos considerados inferiores, tais como judeus, homossexuais, ciganos católicos e eslavos.
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