Listagem de Questões Concurso IFRN
No dia 05 de agosto de 2010, 33 mineiros ficaram presos numa profundidade de quase 700 metros, após acidente numa mina de ouro e cobre, no norte do Chile. A referida mina localiza-se numa das áreas mais secas do planeta, o Atacama. Considerando os fatores climáticos, os desertos do Atacama (Chile) e da Califórnia (EUA) originam-se
pela ocorrência da corrente quente de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam o aumento ou queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
da localização geográfica diferenciada e da pressão atmosférica existente no continente americano, sobretudo na porção setentrional.
pela ocorrência da corrente fria de Humboldt e pela corrente fria da Califórnia, respectivamente. Ambas provocam a queda da temperatura nas áreas litorâneas e, consequentemente, a condensação do ar e chuvas no oceano, razões pelas quais as massas de ar perdem a umidade antes de chegar ao continente.
das correntes frias das Agulhas (América do Sul) e do Golfo (EUA), as quais provocam a condensação do ar e as chuvas no oceano.
Em um mapa do Brasil construído na escala 1: 6.000.000, a distância entre as cidades de Belém e Marabá é de 7,5 cm. No mapa acima, a distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 3 cm. Levando em consideração tais informações, a escala numérica em que foi confeccionado o mapa da proposta de divisão do Pará é de
1: 1.500.000.
1: 15.000.000.
1: 20.000.000.
1: 48.000.000.
Em outubro de 2011, a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas e as discussões a respeito das consequências desse fato apontam para os impactos ambientais e sociais que tal acontecimento pode acarretar. A despeito desse fato, resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE revelaram que 1.520 municípios brasileiros perderam população, muitos deles, localizados no Rio Grande do Norte onde o crescimento populacional ficou abaixo da estimativa divulgada no ano anterior. Com base nas informações, é correto afirmar que
o número de habitantes de estados e municípios, no Brasil, define o coeficiente para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios além das taxas de natalidade, incluindo os natimortos e as taxas de mortalidade.
o número de habitantes dos estados e municípios, no Brasil, serve de parâmetro para que o Tribunal de Contas da União – TCU possa definir os coeficientes do Fundo de Participação dos Estados e Municípios além de servir como referência para a definição do número de deputados federais, estaduais e vereadores nos estados e municípios.
o Censo Populacional, no Brasil, é a mais completa fonte de dados a respeito da situação de vida dos habitantes e, por isso, serve de parâmetro para a distribuição de políticas públicas federais, para a definição do número de deputados federais, estaduais e vereadores nos estados e municípios, para a cobrança de tributos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, Imposto sobre Produto Industrializado – IPI e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU.
a maior preocupação dos municípios que perderam população é que, além do município ter sua cota do Fundo de Participação do Município reduzida, o governo municipal também terá a redução de valores referentes à cobrança de tributos como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA – e o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI.
A gravidade dos problemas ambientais tem gerado críticas ao modelo consumista de desenvolvimento e, desde 1972, quando se realizou a Conferência de Estocolmo, observam-se inúmeras tentativas de se produzir uma base metodológica para servir de referência aos estudos ambientais. Na atualidade, Luis Enrique Sánchez tem grande influência na concepção e nos procedimentos da avaliação de impacto ambiental. Na perspectiva desse autor, pode-se afirmar que
o Plano de Gestão Ambiental é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto além de ser uma ferramenta importante para minimizar os impactos ambientais.
o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o documento mais importante na avaliação de impactos ambientais, uma vez que ele trata do processo de exame das futuras consequências das alterações de uma ação nos processos e qualidade ambiental.
o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o documento mais importante na avaliação de um impacto ambiental, pois ele é a referência para as tomadas de decisões quanto à viabilidade de um projeto e a base para as negociações entre as partes envolvidas no processo.
o Licenciamento Ambiental é o instrumento mais importante da Política Nacional do Meio Ambiente, uma vez que se refere a uma licença de operação de projetos de sobrecarga.
Ao longo da sua existência, o homem tem se utilizado do saber científico e das invenções tecnológicas na tentativa de melhor compreender os fenômenos naturais que se manifestam na superfície terrestre e suas consequências para a vida humana. No que diz respeito aos movimentos do interior da Terra, os estudos revelaram os processos que originaram a estrutura geológica do planeta, suas formas de relevo e a ocorrência de fenômenos como o vulcanismo e os abalos sísmicos. Segundo Jurandyr Ross as peculiaridades da margem continental revelam a ocorrência ou não de dobramentos e vulcanismo. A esse respeito o autor afirma que
não há fossas submarinas, na margem continental no oceano Atlântico, ou atividades vulcânicas e não há relevos montanhosos nas áreas emersas. Já na margem continental do pacífico, a presença de fossas submarinas e atividades vulcânicas justificam a presença de cordilheiras e ilhas vulcânicas.
as rochas que sustentam a crosta oceânica são menos densas e mais antigas do que as rochas da crosta continental o que leva os fundos oceânicos a mergulharem sob a superfície continental e, como resultado, tem-se a formação de montanhas e áreas com grande atividade tectônica, com a ocorrência de terremotos.
encontram-se, na margem continental no oceano Atlântico, fossas submarinas e, por essa razão, percebe-se, na parte emersa, a presença de grandes cadeias montanhosas e forte ocorrência de vulcanismo e terremotos.
o oceano Pacífico continua se estendendo enquanto o Atlântico está diminuindo de extensão, o que explica a formação de grandes cadeias montanhosas no assoalho do oceano Pacífico com a ocorrência de ilhas vulcânicas, como os arquipélagos do Japão e da Indonésia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}