Listagem de Questões Concurso IFRN
No contexto da economia mundial globalizada, o espaço geográfico se organiza por meio de redes onde o sistema de produção interliga países e empresas, aumentando os lucros. Uma das modalidades de funcionamento das redes no âmbito das empresas multinacionais é a aliança (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2010, p.94). Sobre essa modalidade é correto afirmar que a aliança é formada por
empresas que tem atividades produtivas complementares, com origem num mesmo país, e, por esta razão, fornecem umas às outras matéria-prima, peças, equipamentos, serviços e compartilham dos mesmos centros de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia.
empresas do ramo de equipamentos de telecomunicações que tem origem e localização diferentes e cujas atividades produtivas são complementares e, por esse motivo, compartilham dos mesmos centros de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia.
empresas que fornecem umas às outras matéria-prima, peças, equipamentos e serviços e que podem ter origem e localização diferentes.
multinacionais de vários setores, mas com sede num mesmo país, localizadas em áreas conurbadas. Na busca pela ampliação dos lucros, as corporações fazem acordos para se instalarem em países com mão-de-obra qualificada e barata.
Após a discussão de um texto sobre a Geografia, um professor do IFRN decidiu fazer um exercício prático com a sua turma para que os estudantes pudessem formular ideias a respeito dos conceitos fundantes da Ciência Geográfica. Para realizar tal atividade, estabeleceu, como objetivo, diagnosticar os problemas vivenciados pelos habitantes da cidade de Natal-RN e, como critério para a formação de equipes, utilizou o local de moradia dos alunos: Pajuçara, Potengi, Cidade da Esperança, Neópolis, Ribeira, Ponta Negra, entre outros bairros. Em virtude do critério adotado, o número de pessoas por equipe variou entre 2 e 10 estudantes, e percebeu-se que as esquipes vivenciavam problemas com certo grau de semelhança no espaço interno do bairro, os quais associados aos processos históricos, possibilitaram características muito próprias na sua organização social, cultural e econômica. Os estudantes também perceberam que seus espaços de vivência faziam parte de uma totalidade, a cidade de Natal-RN, e que, desse modo, os processos históricos de produção do espaço dos bairros articulavam-se entre si. Por fim, o professor pediu para que os alunos associassem a atividade prática aos conceitos da Geografia.
Ao analisarem a atividade desenvolvida em sala de aula, os estudantes chegaram à conclusão de que o conceito geográfico que melhor se aplicava a tal situação era o de
território, pois o professor, ao estabelecer um critério para a divisão da turma em equipes, fez uma demonstração de como se desenvolvem as relações de poder dentro do espaço natalense.
lugar, pois, com essa atividade, o professor quis revelar a hierarquia e os laços de afetividade entre os membros das equipes que moravam nos mesmos bairros.
paisagem humanizada, pois a divisão da turma em equipes demonstra a compreensão da realidade vivenciada pelos estudantes.
região, pois o professor tentou explicar o conceito demonstrando um processo de regionalização do espaço geográfico na cidade de Natal-RN.
A respeito do conceito de geodiversidade, é correto afirmar que esse vocábulo
foi aplicado, inicialmente, para gestão de bacias hidrográficas, como contraponto a “biodiversidade”, já que havia necessidade de um termo que englobasse a porção biótica do geossistema.
significa a variabilidade das características socioculturais e ambientais de uma determinada área geográfica.
corresponde ao estudo da natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, composição, fenômenos e processos geológicos.
tem o mesmo significado que o conceito de “biodiversidade” e corresponde à diversidade biológica, ou seja, o conjunto dos seres vivos.
Quanto a esse contexto, é correto afirmar que os textos
não têm relação uma vez que o primeiro mostra um esquema de uso correto de solo de áreas íngremes e o segundo trata do surgimento de voçorocas, crateras provocadas apenas pelas chuvas fortes sobre terrenos planos e argilosos como os do Centro-Oeste do Brasil.
se complementam, pois evidenciam a erosão pluvial em áreas de relevo acidentado e solos litólicos lateríticos, arenosos e profundos, com grande incidência de chuvas. Trata-se de um contexto único que ocorre na região Centro-Oeste, onde não há meteorização intensa.
têm íntima relação uma vez que abordam o uso incorreto do solo, o que poderá ocasionar a perda de milhares de toneladas desse recurso, sobretudo em consequência do intemperismo químico, associado ao desgaste, transporte e acúmulo de sedimentos.
abordam o uso incorreto do solo que pode levar à formação de voçorocas, uma vez que, sendo provocadas pelas chuvas, um fator natural, o movimento de massas é inevitável em áreas planas, de climas quentes e com alto índice de pluviosidade, como o estado de Goiás.
A industrialização do planeta trouxe consigo a ampliação dos padrões de consumo e a exigência de uma demanda crescente na oferta de energia e, consequentemente, de recursos naturais energéticos. A necessidade da ampliação da oferta de energia tem sido cada vez mais evidente, principalmente em virtude dos avanços proporcionados pela Revolução Técnico-Científica. Esses avanços possibilitaram a difusão de meios eletrônicos e a incorporação de equipamentos aos processos de produção e aos lares, que dependem da energia elétrica para funcionar. A esse respeito é correto afirmar que:
o Brasil não apresenta problemas com a oferta de energia por ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo e ter, em seu território, as maiores usinas hidrelétricas do planeta.
a ampliação da oferta de energia, no Brasil, deve considerar a energia das marés e a energia térmica, pois o país tem climas quentes e uma expressiva fachada litorânea.
a ampliação da oferta de energia deve considerar a conservação do ambiente, promovendo-se a utilização de fontes energéticas renováveis e menos poluidoras.
a demanda por energia só é crescente porque o mundo atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes em 2011.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}