Listagem de Questões Concurso IFRN
A imagem a seguir mostra um circuito oleodinâmico que emprega um cilindro diferencial (2:1).
A mínima pressão em que a válvula de contrabalanço deve ser regulada é
0,02 MPa.
0,2 MPa.
2 MPa.
20 MPa.
O fluido hidráulico pode ser utilizado como um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. Na maioria das vezes, os sistemas hidráulicos industriais empregam o óleo mineral produzido à base do petróleo que necessitam de aditivos os quais conferem ao óleo características especiais. Um destes aditivos que pode ser empregado na produção do óleo hidráulico é o inibidor de oxidação. Com base nessas informações, é correto afirmar que
os inibidores de oxidação protegem as superfícies metálicas do ataque de ácidos e materiais oxidantes, formando um filme protetor sobre estas superfícies.
os inibidores de oxidação são usados em aplicações, nas quais o óleo está sujeito a elevadas pressões.
a oxidação do óleo é aumentada por catalizadores metálicos como cobre, ferro ou chumbo e pelo aumento da temperatura e pela presença de bolhas de ar.
a oxidação impede que as bolhas de ar dos inibidores sejam absorvidas pelo óleo hidráulico e que causem pane ao sistema hidráulico.
O Overbooster é um equipamento utilizado em alguns motores do ciclo Otto classificados no Brasil como esportivos. Considerando essa informação, analise as afirmativas a seguir quanto às influências desse equipamento sobre o funcionamento do motor.
I Eleva a pressão do turbo e um aumento do torque do motor.
II Torna a direção hidráulica mais leve, melhorando a dirigibilidade.
III Produz uma maior abertura da borboleta para a mesma posição do pedal do acelerador (by wire).
Marque a certa.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
I e III estão corretas.
II e III estão corretas.
Existem no mercado veículos equipados com caixa de câmbio de dupla embreagem (DCT) que usa duas embreagens, mas não tem pedal, pois sistemas eletrônicos e hidráulicos sofisticados controlam as embreagens, como em um câmbio automático comum. Entretanto as embreagens operam independentemente, porque uma controla as marchas ímpares (primeira, terceira, quinta e ré), enquanto a outra controla as marchas pares (segunda, quarta e sexta). De acordo com essas informações, é correto afirmar que as marchas
não podem ser mudadas, pois altera o funcionamento do motor na marcha lenta.
não podem ser mudadas porque interfere nas altas rotações do motor.
podem ser mudadas, porém interrompe o fluxo de potência do motor para o câmbio.
podem ser mudadas sem interromper o fluxo de potência do motor para o câmbio.
Vários veículos do ciclo Otto são equipados com o sistema de transmissão do tipo CVT, em que ao dirigi-lo, devido à suavidade no seu funcionamento, torna-se difícil sentir a mudança de marcha, que é uma característica que agrada alguns de seus usuários e desagrada a outros. Entretanto esse tipo de transmissão tem uma série de vantagens, entre as quais uma das mais importantes é
limitar a rotação máxima do motor.
possuir uma gama praticamente infinita de relações de transmissão.
aumentar a estabilidade do veículo.
diminuir o desgaste dos pneus e dos rolamentos das rodas.
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