Questões Concurso IF-TO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF-TO

#Questão 957531 - Turismo, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - TAE – Tec. Laboratório - Eventos

A contribuição dos eventos para atividade econômica consolida o desenvolvimento do turismo em determinadas regiões. Sabe-se que algumas particularidades estão relacionadas com o ambiente socioeconômico dessa sociedade, tais como: 

#Questão 957532 - Turismo, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - TAE – Tec. Laboratório - Eventos

Segundo a World Tourism Organization (WTO), o Código Global de Ética para o Turismo visa:
I. Promoção dos valores éticos comuns a toda humanidade. II. Enaltece os benefícios da diversidade e da não estandardização.   III. Desenvolve as atividades turísticas com bases responsáveis, respeitando as Leis, o meio ambiente e a cultura das comunidades receptoras. IV. Trata da necessidade de que as autoridades públicas devem proporcionar adequadamente a proteção dos turistas que visitam o país. V. Preservação dos patrimônios naturais. VI. Defende os direitos dos trabalhadores do setor de turismo.
Marque a alternativa correta: 

#Questão 955278 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

“Talvez estejamos muito condicionados a uma ideia de ser humano e a um tipo de existência. Se a gente desestabilizar esse padrão, talvez a nossa mente sofra uma espécie de ruptura, como se caíssemos num abismo. Quem diria disse que a gente não pode cair¿ Quem disse que a gente já não caiu¿ Houve um tempo em que o planeta que chamamos Terra juntava continentes todos numa grande Pangeia. Se olhássemos lá de cima do céu, tiraríamos uma fotografia completamente diferente do globo. Quem sabe se, quando o astronauta Iúri Gagárin disse “a Terra é azul”, ele não fez um retrato ideal daquele momento para essa humanidade que nós pensamos ser. Ele olhou com o nosso olho, viu o que a gente queria ver. Existe muita coisa que se aproxima mais daquilo que pretendemos ver do que se podia constatar se juntássemos as duas imagens: a que você pensa e a que você tem. Se já houve outras configurações da Terra, inclusive sem a gente aqui, por que é que nos apegamos tanto a esse retrato com a gente aqui? O Antropoceno tem um sentido incisivo sobre a nossa existência, a nossa experiência comum, a ideia do que é humano. O nosso apego a uma ideia fixa de paisagem da Terra e de humanidade é a marca mais profunda do Antropoceno.” (KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Pág. 58.)
“Antropoceno”, a que o pensador indígena Aílton Krenak faz referência, é um conceito muito estudado e discutido atualmente no campo das ciências sociais por muitos sociólogos e antropólogos, a exemplo de Bruno Latour. Esse termo:  

#Questão 957533 - Turismo, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - TAE – Tec. Laboratório - Eventos

De acordo com Araújo (2003), ao falarmos sobre Ética e Cidadania, relacionadas às práticas turísticas no Brasil, se torna relevante identificarmos alguns pontos que nos auxiliam na reflexão sobre o assunto, que são:
I. Superação das desigualdades sociais. II. Garantia dos direitos civis. III. Consolidação dos princípios da justiça. IV. Consolidação dos princípios da liberdade.
Marque a alternativa correta: 

#Questão 955279 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

Contardo Calligaris (1948-2021) foi um psicanalista e escritor italiano que passou as últimas décadas de sua vida radicado no Brasil. O seu interesse pela cultura brasileira resultando num grande conhecimento sobre a mesma, combinando com um olhar de psicanalista estrangeiro fizeram com que ele publicasse inúmeros artigos em que abordando, entre outras coisas, a prática social brasileira de denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a sociedade de castas. 
No mesmo sentido, no ensaio Brasil, país do futuro de quem?, Calligaris escreve o seguinte: “Se penetramos no Éden, foi como ladrões de frutas”. Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, define a posição do colonizador brasileiro com as palavras “colher o fruto sem plantar a árvore”, situando assim sua tipologia psicológica.” (CALLIGARIS, Contardo. Brasil, país do futuro de quem? IN: Hello, Brasil! E outros ensaios: Piscanálise da estranha civilização brasileira. São Paulo, Fósforo, 2021. Pág. 206)
As questões levantadas por Contardo Calligaris abordam aspectos relacionados à formação e, consequentemente, o tipo de estratificação social que se apresentam no Brasil. Essas mesmas questões também foram estudadas por sociólogos, como por exemplo o sociólogo alemão Max Weber. Muito embora em contextos diferentes, os conceitos weberianos também podem ser utilizados para entender a situação brasileira com relação à estratificação. Sendo assim, de acordo com as ideias weberianas sobre o tema, é correto afirmar que: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis