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#Questão 946591 - Português, Interpretação de Textos, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura, Redação

A vivência cultural humana está sempre envolta em linguagem, e todos os nossos textos situam-se nessas vivências estabilizadas em gêneros. Nesse contexto, é central a ideia de que a língua é uma atividade socio interativa de caráter cognitivo, sistemática e instauradora de ordens diversas na sociedade. O funcionamento de uma língua no dia a dia é, mais do que tudo, um processo de integração social. Claro que não é a língua que discrimina ou que age, mas nós que com ela agimos e produzimos sentido. (MARCUSCHI, 2008)
Considerando-se o trecho de Marcuschi (2008), observe a produção de sentido nesta história em quadrinhos. Imagem associada para resolução da questão



Sobre os textos e suas possíveis análises, foram feitas estas afirmativas. Analise-as.
I. Os sentidos são construídos por meio das experiências e conhecimento de mundo dos interlocutores. Dessa maneira, um mesmo enunciado produzido por um autor, com intenções específicas, pode gerar diferentes interpretações a depender de cada interlocutor.
II. Os significados são fixos no próprio enunciado, seja ele oral ou escrito, e devem ser decodificados pelos interlocutores, a partir de um sistema de codificação impessoal e universal para todos os usuários do código.
III. Para produção de sentidos na história em quadrinhos, é necessário considerar os diversos modos semióticos, não somente o código verbal. Nesse processo de significação, o usuário da língua possui um papel agentivo no processo de compreensão textual.
IV. Um enunciado pode ter seu significado alterado em função de fatores contextuais, por exemplo, na língua falada, gestos, movimentos corporais, expressões físicas/faciais, entonação dentre outros. Por isso, a leitura das múltiplas linguagens é importante para a construção de sentido.


Estão corretas as afirmativas

#Questão 946592 - Português, Interpretação de Textos, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura, Redação

De acordo com Rildo Cosson (2018, p. 29):
O segredo maior da literatura é justamente o envolvimento único que ela nos proporciona em um mundo feito de palavras. O conhecimento de como esse mundo é articulado, como ele age sobre nós, não eliminará seu poder, antes o fortalecerá porque estará apoiado no conhecimento que ilumina e não na escuridão da ignorância.
O modo como a leitura do texto literário é tratada no texto reflete uma concepção de texto literário e de letramento literário que convergem com todas as assertivas seguir, exceto:

#Questão 946594 - Português, Interpretação de Textos, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura, Redação

Sermão vigésimo sétimo, com o santíssimo sacramento exposto[...]
Padre Antônio Vieira          Sabei, pois, todos os que sois chamados escravos, que não é escravo tudo o que sois. Todo  o homem é composto de corpo e alma; mas o que é e se chama escravo, não é todo o homem, senão só metade dele. Até os Gentios, que tinham pouco conhecimento das almas, conheceram esta verdade e fizeram esta distinção. [...] Excelentemente Sêneca: [...] “Quem cuida que o que se chama escravo é o homem todo, erra e não sabe o que diz: a melhor parte do homem, que é a alma, é isenta" de todo o domínio alheio, e não pode ser cativa. O corpo, e somente o corpo, sim[...].      [...] neste vosso mesmo Brasil, quando quereis dizer que Fulano tem muitos ou poucos escravos, porque dizeis que tem tantas ou tantas peças? - Porque os primeiros que lhes puseram este nome, quiseram significar, sábia e cristãmente, que a sujeição que o escravo tem ao senhor, e o domínio que o senhor tem sobre o escravo, só consiste no corpo. Os homens não são feitos de uma só peça, como os anjos e os brutos. Os anjos e os brutos (para que nos expliquemos assim) são inteiriços; o anjo, por que todo é espírito; o bruto, porque todo é corpo. O homem não. É feito de duas peças - alma e corpo. E porque o senhor do escravo só é senhor de uma destas peças, e a capaz de domínio, que é o corpo, por isso chamais aos vossos escravos peças. E se esta derivação vos não contenta, digamos que chamais peças aos vossos escravos, assim como dizemos: uma peça de ouro, uma peça de prata, uma peça de seda, ou de qualquer outra cousa das que não têm alma. [...]
Classifique as afirmativas feitas sobre o texto “Sermão vigésimo sétimo, como santíssimo sacramento exposto [...]” como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A associação dos sentidos dos termos peça e corpo, proposta pelo Padre Antônio Vieira na escrita do Sermão, permite a construção de uma relação hiponímica que é sustentada no decorrer do último parágrafo do texto.
( ) A doutrinação religiosa presente no Sermão é marcada pela discussão de temas que revelam interesses políticos e econômicos, o que fica evidente a partir do uso contra positivo destinado aos termos “corpo” e “alma”.
( ) A justificativa do processo de escravização de pessoas é elaborada a partir da ideia de que o ser humano é composto de uma parte material e outra imaterial, estratégia que se institui por meio do uso de antíteses.
( ) A prosa moralista e religiosa presente no Sermão, marcas do estilo cultista predominante na escrita do texto, busca justificar e defender a submissão de pessoas negras à condição de escravização imposta pela estrutura colonial

A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:

#Questão 946595 - Português, Morfologia, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura, Redação

Desmatar é matar duas vezes
   As palavras possuem várias formas de serem interpretadas. Prefixos e sufixos alteram conceitos e ideias, mudando muitas vezes nossas conclusões. Analisá-las profundamente pode nos proporcionar novos entendimentos acerca de um tema antigo.
     Refletir sobre conceitos consolidados nos permite ampliar nossos limites do conhecimento e trazer luz a caminhos ainda obscuros.
    O prefixo “des-” indica uma ação contrária. Desfazer é cancelar o que foi feito. Descontaminar é limpar o que foi poluído. Mas, nem sempre é assim. Matar significa tirar a vida de alguém. Desmatar não significa trazer a vida de volta.
    Desmatar implica em retirar a cobertura vegetal de determinado local. Assim, ao contrário do uso comum, o prefixo “des-” não significa negação ou oposição ao ato de matar. Significa sim, um valor intensificador, reforçativo.

GODOI, Emiliano Lobo. Desmatar é matar duas vezes. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/noblat/desmatar-e-matar-duas-vezes-por-emiliano-lobo-de-godoy/.Acesso em: 13fev. 2023.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto:
I. O emprego da metalinguagem está relacionado a uma crítica à preservação ambiental. II. O prefixo “des-” também intensifica o sentido das palavras “desbancar” e “destruição”. III. O autor argumenta que analisar palavras permite a aquisição de novos conhecimentos. IV. O texto sugere que o sentido das palavras depende do conhecimento prévio do faltante.
Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 946596 - Português, Interpretação de Textos, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura, Redação

Observe a variação linguística exemplificada na tirinha.


Imagem associada para resolução da questão

Em relação à tirinha, percebe-se que a variação linguística é motivada

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