Questões Concurso HUGG-UNIRIO/RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HUGG-UNIRIO/RJ

Assinale a alternativa incorreta. Paciente do sexo masculino, em idade produtiva, sofreu acidente e ficou totalmente incapacitado, após alta hospitalar, sua família experimenta:

Carvalho (2001) nos indica que a avaliação de projetos sociais possui abordagens de natureza qualitativa, quantitativa ou pluralista. Sendo assim, selecione, dentre as afirmativas abaixo, as que citam, corretamente, quais as características das abordagens qualitativas de avaliação dos projetos sociais.

I. Coleta de dados com ênfase na definição de indicadores de resultado.

II. Coleta de dados com ênfase na observação e registro de dados significativos.

III. Metodologias de avaliação apoiadas na análise de processos sociais.

IV. Metodologias de avaliação assentadas na sociologia.

V. Metodologias de avaliação construídas com base no esquema hipotético-dedutivo.

Estão corretas as afirmativas:

De acordo com Carvalho (2001,p.68): “Podemos dizer que avaliar é atribuir valor, medir o grau de eficiência, eficácia e efetividade [...]”, sendo que cada um desses aspectos conforma um tipo de avaliação. Assim, conforme o disposto pela autora, quando realizamos a avaliação de eficácia de um projeto social estamos nos referindo a um tipo específico de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta o que podemos compreender por avaliação da eficácia de um projeto.

A elaboração de projetos de pesquisa constitui elemento da discussão proposta por Minayo (1994). Nesse sentido, a autora nos apresenta os principais elementos que compõem um projeto de pesquisa, incluindo, nesse sentido, a metodologia. De acordo com a autora, a metodologia de um projeto de pesquisa possui determinados elementos, dentre os quais os citados nas afirmativas:

I. Definição da amostragem.

II. Coleta de dados.

III. Objetivos.

IV. Hipóteses.

V. Organização e análise de dados.

Estão corretas as afirmativas:

O desenvolvimento histórico do Serviço Social como profissão no Brasil foi a referência para a análise de Iamamoto no livro: “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos”, publicado em 1995 pela Editora Cortez. Nessa obra, a autora analisa o surgimento e também a forma de atuação dos primeiros Assistentes Sociais no Brasil. Com base na obra da autora, analise as afirmativas abaixo:

I. O Serviço Social, em seu surgimento como profissão no Brasil, tem sua ação voltada para o soerguimento moral da família operária.

II. A atuação do Serviço Social, em sua constituição profissional no Brasil, esteve orientada ao fortalecimento das reivindicações do Movimento Operário.

III. A partir do momento em que o Serviço Social se institucionaliza como profissão no Brasil, temos o rompimento da profissão com as bases confessionais da Igreja Católica até então influentes na prática dos agentes.

IV. As primeiras ações do Assistente Social, quando de sua constituição enquanto profissão no Brasil, estava, especialmente, orientada para mulheres e crianças.

V. O Serviço Social, nos primórdios de sua constituição profissional, buscava estabelecer um contraponto às influências anarcossindicalistas no proletariado urbano.

Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis