Questões Concurso Hospital das Forças Armadas (HFA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital das Forças Armadas (HFA)

Em uma gestante no terceiro trimestre de gestação, foi observada a seguinte sorologia para toxoplasmose: IgG+ e IgM+, com baixo índice de avidez (20%). O recém-nascido (RN) não apresentou qualquer sintoma ou alteração no exame físico. Foi realizada punção lombar, que evidenciou proteinorraquia ≥ 1.000 mg/dL, e exame de fundo do olho normal.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica correta para o RN.

Assinale a alternativa que apresenta a síndrome infecciosa que pode ser assintomática ou apresentar-se com febre alta, odinofagia, tosse, artralgias, adenopatia cervical posterior simétrica (que pode se generalizar), esplenomegalia, hepatomegalia discreta (raramente com icterícia), erupção cutânea e comprometimento da orofaringe, sob a forma de faringoamigdalite exudativa.

Uma paciente de 88 anos de idade, em uso de 10 mg ao dia de prednisona devido à asma e bronquiectasia, está utilizando antibioticoterapia de largo espectro, há mais de dez dias, por apresentar infecção do trato urinário (ITU). Encontra-se com quadro de queda do estado geral, confusão mental, desnutrição, leve taquipneia, ausculta respiratória com roncos em base e ausência de febre.

Com base nessa situação hipotética, o diagnóstico provável da paciente será

A doença febril aguda de curta duração (no máximo doze dias) e gravidade variável, que se apresenta como infecção subclínica e(ou) leve, ou até uma forma grave e fatal, cujo quadro típico tem evolução bifásica (período de infecção e de intoxicação), com início abrupto, febre alta e pulso lento em relação à temperatura, calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômitos, durando cerca de três dias, após os quais se observa remissão da febre e melhora dos sintomas, o que pode durar algumas horas ou, no máximo, dois dias, sendo que o caso pode evoluir para cura ou para a forma grave (período de intoxicação), caracterizada por aumento da febre, diarreia, reaparecimento de vômitos com aspecto de borra de café, instalação de insuficiência hepática e renal, surgindo também icterícia, manifestações hemorrágicas (hematêmese, melena, epistaxe, hematúria, sangramento vestibular e da cavidade oral, entre outras), oliguria, albuminuria e prostração intensa, além de comprometimento do sensório, que se expressa mediante obnubilação mental e torpor com evolução para coma, é a

Nos exames laboratoriais inespecíficos da febre hemorrágica da dengue, observa-se

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis