Questões Concurso Hospital das Forças Armadas (HFA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital das Forças Armadas (HFA)

Uma paciente de 28 anos de idade, previamente hígida, foi submetida à cirurgia abdominal após trauma esplênico provocado por acidente automobilístico. No segundo dia de internação hospitalar, apresentou dispneia rapidamente progressiva. Ao exame físico: temperatura axilar de 37,8 ºC; frequência cardíaca de 123 bpm; pressão arterial de 138 x 65 mmHg; frequência respiratória de 37 irpm; e SpO2 de 88% em ar ambiente. A paciente está ansiosa e com importante desconforto respiratório. A ausculta respiratória evidenciou sons respiratórios diminuídos bilateralmente com roncos esparsos. Não há alterações dignas de nota nos exames cardiovascular, abdominal e de membros inferiores. Glasgow 15. A avaliação laboratorial revelou hemoglobina de 10,2 g/dL, leucometria de 15.000/mm3 e plaquetometria de 197.000/mm3. A gasometria arterial colhida com a paciente em uso de O2 suplementar via cateter nasal a 2 L/min mostrou pH de 7,4, PaO2 de 55 mmHg, PaCO2 de 40 mmHg e HCO3 de 24 mEq/L. A radiografia de tórax revelou infiltrados bilaterais não segmentares e ausência de derrame ou pneumotórax.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Uma paciente de 22 anos de idade foi levada em protocolo de trauma pelo serviço de atendimento móvel de urgência ao pronto-socorro após ter sido atropelada em uma via pública. À avaliação inicial, a paciente apresentava vias aéreas pérvias, mantendo frequência respiratória de 18 irpm, com SpO2 de 93%, PA de 90 x 65 mmHg, FC de 122 bpm e abertura ocular somente ao estímulo doloroso, com flexão anormal e sem resposta verbal. Havia uma laceração de aproximadamente 5 cm no couro cabeludo e contusão em região temporal direita.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a pontuação segundo a Escala de Coma de Glasgow (ECG) e a conduta imediata para a paciente.

Um paciente de 34 anos de idade, previamente hígido, buscou assistência médica com queixa de dor na virilha, associada a “inchaço” da região, após realização de atividade física. Ao exame, apresentava abaulamento em região inguinal direita, abaixo do ligamento inguinal, com aproximadamente 4 cm de diâmetro, com moderada dor à palpação, mas sem sinais flogísticos. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o paciente.

Ações e serviços públicos de saúde e serviços privados contratados ou conveniados que integrem o Sistema Único de Saúde são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas na Constituição Federal, entre outras. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes.

Assinale a alternativa que apresenta o fator de prognóstico a ser considerado para verificar se a sibilância asmática da criança será prolongada ou persistirá na vida adulta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis