Questões Concurso Fundação Universidade de Brasília (FUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Fundação Universidade de Brasília (FUB)

Acerca de hemorragia digestiva alta ou baixa, comum nas emergências médicas e cirúrgicas nos prontos-socorros, julgue os itens subsequentes. Na classificação de Forrest, uma lesão IIb pode indicar a necessidade de intervenção endoscópica para o tratamento do sangramento.

No que se refere ao diagnóstico etiológico para adequada conduta nas emergências abdominais não traumáticas, julgue os itens a seguir. Embora a rotina radiológica para abdome agudo esteja em desuso devido à disponibilidade da tomografia computadorizada (TC) ou até mesmo da ultrassonografia (USG), essa rotina pode ser útil em casos específicos, como para a exclusão de pneumoperitônio, obstrução intestinal ou fecaloma, ingestão de corpo estranho e para o diagnóstico de cálculos urinários, ou em situações em que a TC e a USG não estejam disponíveis.

No que se refere ao diagnóstico etiológico para adequada conduta nas emergências abdominais não traumáticas, julgue os itens a seguir. Conforme a classificação de Hinchey III, o paciente adulto com diverticulite apresenta abscesso intra ou retroperitoneal e deve ser submetido à drenagem guiada por ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

No que se refere ao diagnóstico etiológico para adequada conduta nas emergências abdominais não traumáticas, julgue os itens a seguir. Dor em quadrante inferior esquerdo em um adulto pode indicar diverticulite, devendo o paciente ser submetido a tratamento operatório por laparotomia ou laparoscopia, por apresentar, conforme a classificação de Hinchey II, abscesso intra ou retroperitoneal.

No que se refere ao diagnóstico etiológico para adequada conduta nas emergências abdominais não traumáticas, julgue os itens a seguir. O diagnóstico de colecistite é conclusivo em caso de dor em quadrante superior direito, ultrassonografia bem detalhada evidenciando cálculo impactado no infundíbulo, dor local à compressão com o transdutor (sinal de Murphy ecográfico), espessamento parietal, líquido pericolecístico e aumento do diâmetro da vesícula.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis