Questões Concurso FUB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FUB

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram novas possibilidades de organização, acesso, recuperação e disseminação de informação para as bibliotecas. Considerando o contexto das TIC e da automação geral das bibliotecas, julgue o item subsecutivo. 
Um Sistema de Automação de Biblioteca (SAB) pode ser definido como o processo que visa utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas (hardware e software) e suas diversas facilidades, tais como cabos de rede, pacotes de softwares, scanners, para a realização de atividades bibliotecárias que eram originalmente executadas manualmente pelos bibliotecários. 

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram novas possibilidades de organização, acesso, recuperação e disseminação de informação para as bibliotecas. Considerando o contexto das TIC e da automação geral das bibliotecas, julgue o item subsecutivo. 
O planejamento para automação de uma biblioteca deve incluir a interoperabilidade entre os sistemas, levando-se em consideração também as fontes de informações digitais de acesso livre, a exemplo dos repositórios institucionais. 

O serviço de referência em uma biblioteca ou unidade de informação tem por objetivo auxiliar, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Acerca desse tema bem como de sua vinculação com o marketing em bibliotecas, julgue o item seguinte.
O baixo índice de uso de algumas coleções em uma biblioteca e as barreiras ao melhor relacionamento entre a biblioteca e o usuário podem ser amenizados por meio de um estudo de marketing.

O serviço de referência em uma biblioteca ou unidade de informação tem por objetivo auxiliar, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Acerca desse tema bem como de sua vinculação com o marketing em bibliotecas, julgue o item seguinte.
No Processo de Referência Educativo (PRE), o bibliotecário de referência agrega ao seu papel novas funções, como as de educador e treinador, para que os usuários aprendam a utilizar por si mesmos os recursos informacionais da instituição.

O serviço de referência em uma biblioteca ou unidade de informação tem por objetivo auxiliar, de maneira personalizada, os usuários a satisfazerem suas necessidades informacionais. Acerca desse tema bem como de sua vinculação com o marketing em bibliotecas, julgue o item seguinte.
A abordagem tradicional do serviço de referência — cujo papel central é prover ao usuário a informação que procura, considerando que o objetivo da busca é o produto — e a abordagem alternativa — cujo foco é a orientação aos usuários na busca da informação, tendo como objetivo o processo — são duas frentes de trabalho não concomitantes para o bibliotecário de referência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis