Questões Concurso FSPSCE/RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FSPSCE/RS

Em relação à extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 236218 - Medicina, Pediatria, MSConcursos, 2011, FSPSCE/RS, Médico Pediatra Plantonista

Sobre as doenças diarréicas agudas, é CORRETO afirmar:

Um garoto de 10 anos foi trazido para avaliação pela mãe porque havia um longo histórico de reclamações escolares: “ não presta atenção” ; “ metese em tudo, sem ser chamado” , “ não adianta elogiar nem criticar; ele não muda!” . Tinha movimentos impulsivos e pouca destreza, e acabava tendo fama de “ estabanado” , “ desastrado” ou “ descoordenado” porque quebrava objetos, sem querer. Depois ficava mal e “ sem graça” . A mãe ficava incomodada porque ele tinha umas crises de “ birra” , em público. O médico prescreveu metilfenidato 20mg ao dia. Após cerca de 06 dias de uso da medicação, o paciente ficou mais agitado, com auto e heteroagressividade, dizia coisas sem nexo, o pensamento ora era acelerado, ora tinha períodos de confusão mental (que variava ao longo do dia); não comia, nem dormia mais. Foi levado ao Pronto Atendimento no meio da noite. Qual é a hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada?

Uma paciente de 80 anos tem diagnóstico de demência há 05 anos. Há 06 meses, passou a recusar alimentos, com suspeita de que estaria sendo envenenada pela enfermagem. Gradualmente passou a ficar hostil e agressiva. À noite, passou a referir vultos ameaçadores no quarto. O médico assistente prescreveu haloperidol 01mg ao dia, aumentando gradualmente, até chegar a 03 mg ao dia, há 02 meses. A paciente melhorou dos sintomas descritos, mas há 15 dias, não consegue mais engolir nem água, apresenta sialorréia, inquietação psicomotora, marcha em bloco e festinante, com tremores de extremidades. Qual é a conduta mais adequada?

Uma mulher de 45 anos evita contatos pessoais há mais de 30 anos. Sempre foi considerada tímida e esquiva, com grande ansiedade antecipatória quando precisa sair de casa. Já teve vários episódios de pânico com agorafobia. Descobriu que um benzodiazepínico (lorazepan) que a mãe tomava ajudavaa a controlar a ansiedade e a reduzir os outros sintomas. Começou tomando 02mg/dia. Há cinco anos, usava 08 mg/d. Atualmente, faz busca ativa do mesmo; e chega a consumir 16mg num único dia. Mas mal consegue dormir. Qual a conduta indicada para ela?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis