Questões Concurso FMS/PI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FMS/PI

Considere o trecho a seguir, para responder às questões 04, 05 e 06.

 “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).

Analise as opções abaixo e assinale aquela que contém uma informação INCORRETA, quanto ao emprego de palavras, expressões e estruturas linguísticas.

Analise o que se afirma a seguir, acerca de elementos linguísticos do Texto 1.

1) “Certamente, para a maioria dessas pessoas, a crise é da alma, e não da conta bancária.” – Com o termo destacado nesse trecho o autor pretendeu indicar ‘possibilidade’ em relação à afirmação feita.

2) “Outro dia, um amigo contava que, certa noite, faltou energia elétrica no bairro onde mora. Uma “crise”, pois [...].” – Nesse trecho, as aspas colocadas no termo em destaque indicam que ele foi empregado com um sentido especial, no contexto em que se insere.

3) O trecho: “Meu amigo jura que foi uma das melhores noites que passou em família” está colocado em discurso indireto. A opção pelo discurso direto exigiria alteração na forma verbal.

4) “Navegar em águas tranquilas, qualquer marinheiro principiante tira de letra.” – Nesse trecho, a opção por antepor o complemento confere-lhe saliência informativa.

Estão corretas:

Levando-se em conta o conteúdo e a organização do Texto 1, é correto afirmar que, com ele, seu autor pretendeu:

A principal ideia defendida no Texto 1 é a de que:

Com relação aos tipos de amostragem, podemos afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis