Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 236653 - Medicina, Pediatria, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pediatra (Tarde)

Paciente de 1 ano e 3 meses foi trazido ao hospital porque apresentou uma crise convulsiva e, logo após, perdeu a consciência. No exame físico, foi encontrado hematoma em hemitórax esquerdo, hematoma em couro cabeludo em região temporoparietal esquerda, hemorragia retiniana e índice de Glasgow 4. Os pais não souberam responder se o menor havia sofrido algum trauma. A tomografia cerebral computadorizada mostrou áreas extensas de hemorragia intracraniana. Após uma hora do internamento, a criança apresentou uma parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras manuais e medicamentosas de reanimação. Esse caso apresenta evidências de traumatismo craneoencefálico cuja classificação corresponde a:

#Questão 236656 - Medicina, Pediatria, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pediatra (Tarde)

Um menino de 9 anos começou a apresentar tosse produtiva com expectoração amarelo-esverdeada, acompanhada de dor torácica inspiratória dependente e dificuldade para respirar. No exame físico, pesava 28 Kg, a temperatura axilar era de 39,8ºC, havia tiragem intercostal e supraesternal importantes, bem como estertores crepitantes em base direita. A radiografia de tórax mostrava uma condensação em base direita. Foi colhido escarro para bacterioscopia e cultura cujos resultados ainda não foram acessados. A etiologia mais provável para essa infecção pulmonar é:

#Questão 236658 - Medicina, Pediatria, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pediatra (Tarde)

Assinale a alternativa que indica a doença respiratória de início súbito que acomete crianças de 1 a 8 anos, cujo principal agente etiológico é o Haemophilus influenza. Essa doença caracteriza-se pela ausência de tosse rouca e pela presença de febre alta, voz abafada, língua protusa, sinais de toxemia e rápida evolução para obstrução grave de vias aéreas, bem como por apresentar, na radiografia do pescoço, uma imagem na topografia epiglótica semelhante a uma impressão digital.

#Questão 236664 - Medicina, Pediatria, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pediatra (Tarde)

Um recém-nascido com sangue O positivo, 2º filho de uma mulher com sangue O negativo, cujo primeiro filho também possui sangue O positivo, apresenta nas primeiras duas horas de vida icterícia de pele e mucosas 3+/IV. Desse recém-nascido foram coletados os seguintes exames:

Bilirrubina total: 16 mg/dL (valor de referência até 1,8 mg/dL)

Bilirrubina direta: 5 mg/dL (valor de referência até 0,4 mg/dL)

Bilirrubina indireta: 11 mg/dL (valor de referência até 1,4 mg/dL)

Sorologia para lues negativa Sorologia para citomegalovírus negativa

Sorologia para toxoplasmose negativa

Sorologia para rubéola negativa Sorologia para HIV negativa

Com base nesses dados, pode-se afirmar que a causa dessa icterícia é:

#Questão 236668 - Medicina, Pediatria, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pediatra (Tarde)

Criança de 5 anos apresenta diarreia com fezes líquidas, sem muco, pus ou sangue. A mãe relata em consulta que, só durante a manhã, a criança já apresentou 10 episódios de diarreia. Em exame, a criança apresenta olhos encovados, turgor de pele pastoso, pulsos finos e a perfusão tecidual demorou 7 segundos para retornar ao normal. Com base nesse relato, assinale a alternativa que indica o grau de desidratação dessa criança:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis