Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

Apertar alicate, desencapar fio, digitar e operar mouse podem causar as seguintes doenças:

Polineuropatia, anemia, encefalopatia, hipertensão arterial, dor abdominal, gota, insuficiência renal crônica. Esse quadro caracteriza intoxicação por:

Gengivite crônica, transtorno de personalidade, episódio depressivo e tremor com micrografia. Esse quadro está relacionado à exposição prolongada do paciente a:

#Questão 231703 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

A tosse constitui um sintoma de uma grande variedade de patologias, pulmonares e extrapulmonares e, por isso, é muito comum, sendo, com certeza, uma das maiores causas de procura por atendimento médico. Esse sintoma produz impacto social negativo, intolerância no trabalho e na familia, incontinência urinária, constrangimento público e prejuízo do sono, promovendo grande absenteísmo ao trabalho e às atividades escolares, além de gerar grande custo com exames subsidiários e com medicamentos. A respeito da tosse, marque as alternativas como verdadeira (V) ou falsa(F):

( ) Aguda: presença desse sintoma por um período de até três semanas. Crônica: tosse com duração maior que oito semanas.

( ) A tosse que ocorre após infecção do trato respiratório superior e inferior é considerada tosse pós-infecciosa e, normalmente, o uso de antibiótico macrolídeo por 7 a 14 dias soluciona o problema.

( ) Um histórico de terapia com inibidores de enzima de conversão da angiotensina ocorre apenas em até 15% de pacientes usuários de enzima de conversão da angiotensina que desenvolvem tosse seca logo após o início da terapia. A tosse normalmente diminui com o término do tratamento, mas a resolução completa pode demorar vários meses.

( ) Em pacientes já diagnosticados e em acompanhamento por DPOC, o surgimento de tosse crônica ou mudança na característica da tosse usual exigem a busca por diagnóstico causal.

( ) O estudo radiológico contrastado do esôfago propicia boa avaliação morfológica do órgão e pode evidenciar complicações da DRGE (estenoses e ulcerações) e condições favorecedoras do refluxo (hérnia hiatal e ângulo esofagogástrico anormal). Identifica, também, a esofagite mesmo em suas fases iniciais e não caracteriza adequadamente o RGE.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

#Questão 231705 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

A tuberculose latente atinge aproximadamente um terço da população mundial e o risco de sua progressão para tuberculose ativa está estimado em até 10% ao ano, entre pessoas infectadas pelo HIV. Isso torna a tuberculose a doença oportunista mais frequente e que mais mata pessoas com HIV/AIDS no mundo. O teste tuberculínico (TT) é um dos instrumentos de identificação da tuberculose latente e é complementar para o diagnóstico de tuberculose ativa. O resultado do TT orienta a abordagem para o tratamento da tuberculose latente. Sobre a tuberculose latente, avalie as assertivas a seguir:

I. Um indivíduo é considerado infectado quando o resultado do teste (área de enduração) for maior ou igual a 10 mm. O resultado do TT orienta a abordagem para o tratamento da tuberculose latente.

II. Estratégias para reduzir a incidência de tuberculose em pessoas com HIV/AIDS incluem o uso preventivo de isoniazida em pacientes com tuberculose latente, a indicação de terapia antirretroviral e as medidas de prevenção de transmissão da doença na comunidade, detectando-se precocemente os casos bacilíferos.

III. O tratamento da tuberculose latente com isoniazida é de fundamental importância no controle da tuberculose, podendo reduzir o risco de adoecimento em 60-90% dos casos.

 IV. Na abordagem preventiva, são prioritários os indivíduos que têm imunodepressão ou que recebem tratamento com imunodepressores, crianças menores de dois anos e idosos, assim como profissionais e estudantes que estejam sob maior risco de se infectar devido à exposição ocupacional.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis