Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

Considerando aqueles que “são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer”, assinale a alternativa CORRETA:

Paciente que apresenta quadro inicial de formigamento nas pálpebras e nos lábios, irritação das conjuntivas e mucosas, bem como espirros, seguido de prurido intenso e reação de hipersensibilidade, tem suspeita de exposição a:

#Questão 231698 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Um trabalhador da indústria de cerâmica (lixamento de peças) de Campo Largo, há quinze anos, procura o serviço médico da empresa com queixa de dispneia ao realizar esforços: uma subida próxima à sua casa causa desconforto e palpitação. É ex-fumante de 20 maços/ano. O exame era normal, a radiografia de tórax também, e a espirometria evidenciava um distúrbio obstrutivo leve. Com base nesse contexto, afirma-se:

I. A dispneia crônica é a forma de apresentação mais comum e geralmente ocorre após 10 a 15 anos de exposição ou de latência. Tem evolução insidiosa, inicialmente assintomática, e pode evoluir com sintomas de dispneia progressiva.

II. O VEF1 tem sido, ao longo do tempo, largamente utilizado como uma medida de diagnóstico de avaliação de gravidade e de estimativa de prognóstico na DPOC. Além disso, tem sido utilizado também como uma medida de avaliação de desfecho de tratamento.

III. A capacidade de exercício pode ser avaliada em laboratórios por meio de medidas fisiológicas detalhadas (ventilação pulmonar, consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, saturação de oxigênio – todas em exercício) ou em testes mais simples em que a duração do exercício ou a distância caminhada em um período determinado são registradas (teste da caminhada de 6 ou 12 minutos e teste shuttle).

IV. Uma vez inaladas, as partículas de sílica depositam-se principalmente nos bronquíolos respiratórios e alvéolos. Se o clearance mucociliar ascendente e linfático não for capaz de remover as partículas, elas acabam por induzir um processo inflamatório, caracterizado inicialmente como uma alveolite, podendo evoluir para a fase de fibrose.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 231700 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Os fumantes sentem dificuldade para parar de fumar. O cigarro povova crises de abstinência a cada meia hora? A respeito dessa abstinência, avalie as assertivas a seguir:

I. Curar esta doença significa dar tempo para que os neurônios cerebrais se reorganizem com a finalidade de aprender novamente a funcionar sem a droga ligada a seus receptores.

II. Um dos aspectos mais terríveis da abstinência é a ansiedade, sintoma que desaparece, assim que se acende o próximo cigarro.

III. A nicotina atravessa a placenta e chega à circulação fetal. Como a droga provoca contração da parede das artérias, o fluxo de sangue pela placenta diminui. Imediatamente após a gestante acabar de fumar, esse fluxo pode cair ate 22%.

IV. Resistir às crises de abstinência até que elas desapareçam por completo representa a cura da dependência de nicotina.

 Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 231701 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Uma moça dá entrada no pronto-socorro com falta de ar, aperto na garganta e sibilos. Sua respiração era rápida e tinha fácies de sofrimento. PA: 140 80 mm Hg, FR: 20 mpm, pele fria e úmida. O exame do tórax mostrava hiperinsuflação, ausculta pulmonar sibilos telexpiratórios e murmúrio vesicular reduzido. SpO2 ar ambiente de 93%, pico de fluxo expiratório de 50% do valor previsto. Considerando que as crises de asma que devem ser classificadas segundo sua gravidade e o tratamento deve ser instituído imediatamente, avalie as assertivas a seguir, que indicam o(s) procedimento(s) mais adequado(s) ao caso descrito:

I. Doses adequadas e repetidas de beta-2 agonistas por via inalatória a cada 30 a 60 minutos na primeira hora constituem a medida inicial de tratamento (Evidência A).

II. Considera-se esse caso como de uma asma grave e a radiografia de tórax deve ser realizada pensando-se na possibilidade de um pneumotórax, pneumonia ou na necessidade de internação.

III. Após a instituição da terapêutica broncodilatadora e oxigênio, a reavaliação da gravidade deve ser realizada e uma boa resposta significa: sem sinais de gravidade e PFE > 70% do previsto.

IV. Antes da alta hospitalar, a paciente deve receber as seguintes orientações: utilizar 40 a 60 mg de hidrocortisona/dia, por 7 a 10 dias para adultos e, para crianças, 1 a 2 mg/Kg/dia (máximo de 60 mg/dia) por três a cinco dias; e utilizar técnica adequada quanto ao uso da medicação inalatória.

 Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis