Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 231692 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Ana Maria, 65 anos, cabelereira, procura o prontoatendimento em decorrência de dor pleurítica em região infraescapular direita de início há 2 dias. Apresenta tosse produtiva com expectoração mucosa e dispneia discreta, sem trauma local ou esforço físico. O médico observou uma fácies de sofrimento. No exame do tórax, percebeu-se uma redução do MV, em região infraescapular direita, PA 100/60, FR 30 mpm, temperatura axilar de 37,8 SpO2 em ar ambiente de 94%.

Com relação a essa paciente, assinale a alternativa que corresponde à CORRETA conduta do médico:

#Questão 231693 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é aquela que acomete o paciente fora do ambiente hospitalar ou surge nas primeiras 24 horas da admissão. Pneumonia pode ser caracterizada por/como:

I. Achados focais no exame físico do tórax.

II. Pelo menos um dos achados sistêmicos (confusão, cefaleia, sudorese, calafrios, mialgias, temperatura > 37,8).

III. Infiltrado radiológico não presente previamente e exclusão de outras condições que resultam em achados clínicos radiológicos semelhantes.

IV. Sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior: tosse e um ou mais dos seguintes sintomas: expectoração, falta de ar e dor torácica.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 231695 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Considere um paciente masculino tabagista com diagnóstico de DPOC estável e correlacione os sintomas à conduta farmacológica que objetiva reduzilos:

1. Sintomas eventuais

2. VEF1<50% previsto e mais do que uma exacerbação no ano anterior

3. Sintomas persistentes

4. Sintomas persistentes associados à dessaturação de oxigênio

5. Sintomas pulmonares eventuais e doença coronariana isquêmica

( ) Broncondilatador beta-dois adrenérgico de longa duração (formoterol ou salmeterol) e/ou anticolinérgico de longa duração (tiotrópio).

( ) Broncodilatador de curta duração, do tipo anticolinérgico ou beta-dois adrenérgico se necessário.

( ) Broncondilatador beta-dois adrenérgico de longa duração (formoterol ou salmeterol) e/ou anticolinérgico de longa duração (tiotrópio); acrescentar corticoide inalatório.

( ) Broncondilatador beta-dois adrenérgico de longa duração (formoterol ou salmeterol) e/ou anticolinérgico de longa duração (tiotrópio); e oxigenioterapia domiciliar.

( ) Broncodilatador de curta duração, do tipo anticolinérgico ou beta-dois adrenérgico encaminhar a programa de tabagismo de sua unidade de saúde.

Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

#Questão 231696 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

A principal característica fisiopatogênica da asma é a inflamação brônquica, resultante de um amplo e complexo espectro de interações entre células inflamatórias, mediadores e células estruturais das vias aéreas. Essa característica está presente em todos os pacientes asmáticos, inclusive naqueles com asma de início recente, nas formas leves da doença, e mesmo entre os assintomáticos. A respeito da asma, avalie as assertivas que seguem:

I. A anamnese cuidadosa é importante para a identificação da exposição a alérgenos relacionados com a asma. A sensibilização alérgica pode ser confirmada através de provas in vivo (testes cutâneos) ou in vitro (determinação de concentração sanguínea de IgE específica).

II. O pico de fluxo expiratório confirma o diagnóstico de asma. A variação noturna do PFE pode ser utilizada para se documentar a obstrução do fluxo aéreo.

III. Por meio de seus mediadores, as células causam lesões e alterações na integridade epitelial, anormalidades no controle neural autonômico (substância P, neurocinina A) e no tônus da via aérea, alterações na permeabilidade vascular, hipersecreção de muco, mudanças na função mucociliar e aumento da reatividade do músculo liso da via aérea.

IV. A resposta inflamatória alérgica é iniciada pela interação de alérgenos ambientais com algumas células que têm como função apresentá-los ao sistema imunológico, mais especificamente os linfócitos Th2.

 Está(ão) CORRETA(S):

Em relação dos prazos de prescrição Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis