Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

Complicações iatrogênicas são mais frequentes em pacientes idosos, principalmente naqueles hospitalizados. Diversos fatores podem ser considerados como responsáveis, em maior ou menor grau, por essa maior sensibilidade do idoso: alterações do envelhecimento, pluripatologia, modificações da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Entende-se por cinética dos fármacos os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. As alterações desses fenômenos no organismo interferem na biodisponibilidade e, consequentemente, na eficácia terapêutica do medicamento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

I. As principais modificações hepáticas causadas pelo envelhecimento são a redução da perfusão sanguínea em até 40%, acompanhada de uma redução de 30% da massa hepática. Assim, ocorre a diminuição do metabolismo de primeira passagem, o que pode aumentar a biodisponibilidade de fármacos que requerem extenso metabolismo.

II. Várias substâncias têm a capacidade de mudar o funcionamento enzimático do organismo, especialmente sobre o CYP450. Dentre os inibidores mais comumente utilizados podemos citar a fluoxetina, sertralina e cetoconazol, em contrapartida, entre os indutores encontramos a carbamazepina, dexametasona e omeprazol.

III. Com relação aos músculos, observa-se diminuição do volume de massa magra, com aumento concomitante de tecido adiposo nos idosos. A alteração na relação músculo/tecido adiposo pode modificar a distribuição de alguns medicamentos. Fármacos lipofílicos terão maior acumulação no tecido adiposo, podendo gerar efeitos tóxicos.

IV. As interações entre medicamentos por modificação da excreção são ocasionadas pelo mecanismo de ativação da secreção glomerular.

Está(ão) CORRETA(S):

Homem de 62 anos, casado, alto executivo de setor bancário, vem apresentando tremores nas mãos há 2 anos, o que impede de escrever, de assinar documentos e de se alimentar corretamente. Esses fatos têm causado constrangimento e isolamento social. Há um dia os tremores se acentuaram com movimentos bizarros e contorções da cabeça e tronco, provocando queda. A histórico clínico destaca úlcera péptica “nervosa” em tratamento continuado, náusea, dislipidemia e enxaqueca. Ao longo dos últimos 4 anos tem feito uso de ranitidina, metoclopramida, lovastatina e propranolol. Na família não existem casos de doença de Parkinson, Alzheimer ou demência. No exame físico, apresenta discreta diminuição da mímica facial, bradicinesia, rigidez assimétrica e diminuição dos movimentos do braço direito enquanto caminha. Demais aparelhos apresentam exames normais. Considerando que as manifestações apresentadas foram decorrentes de uma reação adversa ao uso de medicamento, assinale a afirmativa CORRETA:

Considerando-se o emprego da morfina para o tratamento da dor nos pacientes idosos em estágio terminal, avalie as afirmativas a seguir:

I. Em face do alto potencial de tolerância, e consequente aumento progressivo das doses, o risco de depressão respiratória constitui uma preocupação relevante.

II. Em pacientes terminais, e com a necessidade de aumento progressivo das doses, a dependência é constitui um risco relevante

III. Com a necessidade de aumento progressivo das doses, o efeito diurético da morfina pode desencadear desequilíbrio eletrolítico

IV. O uso de morfina pode desencadear diarreia no idoso

Está(ão) CORRETA(S):

Sobre a totalidade dos serviços a serem prestados por uma assessoria de imprensa, é CORRETO afirmar que envolvem:

O relacionamento de uma organização com a imprensa envolve gestores, assessores de imprensa e jornalistas, além dos próprios veículos de comunicação. Para o relacionamento com a imprensa, é recomendável ao assessor:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis