Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 824165 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Considere um paciente jovem de 24 anos de idade, internado na unidade de terapia intensiva por acidente motociclístico, com TCE grave, Glasgow 3, sem sedação, com suporte ventilatório mecânico e sem aminas vasoativas. E realizado US Doppler transcraniano com ausência de fluxo. Intensivista sugere manutenção de múltiplos órgãos do potencial doador adulto morto.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Deve-se administrar DDAVP 1-2 ug, preferencialmente endovenoso, para manter a diurese < 4 mL/kg/h.

#Questão 824166 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um menino de 7 anos de idade deu entrada na emergência de determinado hospital de alta complexidade às 7 horas da manhã, após queda de bicicleta. Na chegada, apresentava-se hemodinamicamente estável e com dor em flanco esquerdo. Realizou tomografia computadorizada que evidenciou pequena quantidade de líquido livre e lesão esplênica grau III (moderada a grave). O cirurgião que o avaliou optou por uma conduta conservadora. No momento, são 15 horas, e a criança encontra-se em observação na unidade de terapia intensiva pediátrica, permanecendo hemodinamicamente estável.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A presença de líquido livre abdominal, na tomografia computadorizada, já indicaria laparotomia exploradora de emergência, não estando indicada a conduta expectante nesse caso.

#Questão 824167 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Certo paciente de 25 anos de idade, vítima de arma branca em flanco esquerdo, deu entrada na emergência do hospital, hemodinamicamente estável, com queixa de dor moderada em flanco esquerdo, porém evoluiu com dispneia, dor torácica importante e presença de ruídos hidroaéreos em hemitórax esquerdo.

Acerca desse caso hipotético e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em caso da identificação de hérnia diafragmática traumática, durante uma laparotomia exploradora, a drenagem pleural sempre deve ser realizada antes do fechamento definitivo do diafragma, no período transoperatório.

#Questão 824168 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um homem de 35 anos de idade teve a própria casa queimada após incidente com um aquecedor a gás e foi vítima de queimaduras de segundo grau em 30% da superfície corporal, incluindo o tórax, a face e a região cervical anterior. Ao exame, apresentou-se com escore de 15 na escala de coma de Glasgow, com estabilidade hemodinâmica, referindo apenas rouquidão e escarro borráceo.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A monitoração do débito urinário não é uma forma confiável de avaliar o volume sanguíneo circulante do paciente.

#Questão 824169 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Determinado paciente de 33 anos de idade, vítima de ferimento por arma branca no abdome, deu entrada no pronto-socorro ansioso e confuso, com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 80 mmHg x 60 mmHg; frequência cardíaca de 135 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; saturação de O2 de 98% em ar ambiente.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Esse paciente não tem indicação de laparotomia exploradora de emergência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis