Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 834330 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 4 anos de idade apresenta abscesso dentário no segundo molar inferior à esquerda, proveniente de cárie dentária. Comparece a consulta em razão de linfonodo palpável em região submandibular homolateral. Apresenta-se com linfadenomegalia de aproximadamente 3 cm, muito dolorosa, com calor e hiperemia em pele adjacente. Faz uso de chupetas desde o nascimento. Sem outros achados aos exames físico e laboratorial. Tem frequência cardíaca = 96 bpm; frequência respiratória = 28 irpm; e saturação de oxigênio = 94%.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos julgue os itens a seguir.

O paciente tem indicação de realizar escovação dentária com dentifrício fluoretado, em quantidade semelhante a um grão de ervilha.

#Questão 834331 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 10 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com queixa de palpitações. Ao exame físico, está consciente, comunicativo, com saturação de oxigênio em 95% em ar ambiente, febril, com ausculta pulmonar normal, frequência respiratória = 28 irpm e ausculta cardíaca também normal, com frequência cardíaca em torno de 180 bpm a 190 bpm. Pulsos periféricos e centrais amplos e simétricos, com tempo de enchimento capilar em torno de 3 s a 4 s. Níveis pressóricos adequados. Sem outros achados dignos de nota ao exame físico. O eletrocardiograma em repouso mostrou complexo QRS estreito, com onda P normal e intervalo P-R constante.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Faz parte do manejo inicial a administração de antitérmicos.

#Questão 834332 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um recém-nascido com 39 semanas de idade gestacional nasce de parto vaginal. Visualiza-se líquido amniótico tinto de mecônio espesso. O paciente nasce com tônus em flexão e chorando. Em avaliação contínua da vitalidade, manteve-se com frequência cardíaca acima de 100 bpm e respiração regular. Apgar 8 no primeiro minuto e 9 no quinto minuto. Frequência respiratória = 55 irpm; e saturação de oxigênio = 75% ao fim do quinto minuto.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Se a gestação é a termo, se o paciente respirou ou chorou, se este possui tônus em flexão e se o mecônio é ausente, procede-se com o clampeamento tardio de cordão umbilical.

#Questão 834333 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma menina de 1 ano e 10 meses de idade é levada para atendimento em ambulatório de pediatria em razão de tosse e coriza abundante há 2 dias, associada a febre persistente, em torno de 39 ºC 39,5 ºC. A familiar que levou a paciente demonstra-se bem orientada, sem outras queixas. Ao exame físico, a menina está em bom estado geral; a ausculta pulmonar revelou crepitações em base esquerda, com sibilos difusos; e frequência respiratória em torno de 55 irpm, sem sinais de esforço ventilatório. Sem outros achados dignos de nota. Sem cormorbidades prévias. Frequência cardíaca = 120 bpm; e saturação de oxigênio = 92%.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Antes de escolher a antibioticoterapia adequada, indicase a coleta de hemograma.

#Questão 834334 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Paciente primogênita, nascida de parto vaginal, com 38 semanas de idade gestacional, apresentou-se ictérica a partir das 36 horas de vida, em zona 1 de Kramer. Com 48 horas de vida completas, evoluiu para icterícia em zona 4, conforme o diagrama citado anteriormente. Tipagem sanguínea materna: O positivo. Frequência cardíaca = 130 bpm; frequência respiratória = 49 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Se a tipagem sanguínea de paciente for AB, tem-se um fator de risco para icterícia secundária: a incompatibilidade de sistema ABO.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis