Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 834325 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Durante round da visita de clínica médica na enfermaria, R2 de clínica é abordado por R1 de cirurgia geral solicitando parecer acerca de uma paciente com história de uso de drogas injetáveis e tabagista. Foi admitida com quadro de colúria, e foram realizados exames sorológicos e laboratoriais, com a cirurgia, com os seguintes resultados: TGO = 96 U/L (VR 5 U/L a 40 U/L); TGP = 123 U/L (VR = 5 U/L a 40 U/L); anti Hbc total = reagente; anti HbsAg = reagente; HbsAg = não reagente; anti HCV = reagente; anti HIV = não reagente.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se solicitar, para esse paciente, biópsia hepática, padrão-ouro para o grau de acometimento hepático. A elastografia hepática também pode ser usada em caso de contraindicação da biópsia.

#Questão 834326 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente de 65 anos de idade é atendido no ambulatório com quadro de astenia e inapetência nos últimos três dias. Apresenta história de, há pouco mais de 20 dias, ter terminado uso de antibiótico, de cujo nome ele não se lembra, para sinusite. Agora apresenta febre (38,9 °C); FR = 34 irpm; PA = 84 mmHg x 47mmHg; SatO2 = 91 % em ar ambiente. No exame físico, chama atenção a ausculta com estertores crepitantes, principalmente em bases, mais à direita, e sibilos. O paciente está levemente confuso. Evolui no atendimento com piora no padrão respiratório, com relação P2/OFiO2 = 189 e FC = 124 bpm, e não responde à reposição volêmica inicial, persistindo a instabilidade hemodinâmica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Esse paciente, segundo diretriz brasileira de pneumonia adquirida na comunidade, preenche critérios para suporte intensivo.

#Questão 834327 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Considere um paciente de 52 anos de idade, diabético, dislipidêmico, tabagista e hipertenso estágio 1, com tratamento e acompanhamento irregular. Chega ao PS com quadro de dor, de início súbito, com menos de três horas de início, irradiando para mandíbula e ombro esquerdo. Ao eletrocardiograma, há presença de supradesnível do segmento ST (IAMCSST). O paciente apresenta SatO2 = 90%; PA = 136 mmHg x78mmHg; FC = 92 bpm; FR = 26 irpm.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Nessas primeiras horas de dor, as enzimas a serem solicitadas sequencialmente são mioglobina, CK (massa) e troponina.

#Questão 834328 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Determinado paciente de 33 anos de idade, vítima de ferimento por arma branca no abdome, deu entrada no pronto-socorro ansioso e confuso, com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 80 mmHg x 60 mmHg; frequência cardíaca de 135 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; saturação de O2 de 98% em ar ambiente.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O princípio básico do tratamento do choque hemorrágico é apenas repor as perdas volêmicas com cristaloides ou concentrado de hemácias.

#Questão 834329 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente nascida com idade gestacional de 34 semanas e 5 dias, de parto vaginal, com peso de 1.980 g, sem necessidade de reanimação em sala de parto, com Apgar 7 no primeiro minuto e 9 no quinto minuto. Ainda na sala de parto, observou-se, ao exame físico abdominal, a presença de fígado palpável 4 cm abaixo do rebordo costal direito e baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. A paciente apresentava lesões bolhosas, de halo eritematoso, em mãos e pés. Revisando-se histórico do pré-natal, a mãe possui apenas exames do terceiro trimestre, datados de cinco dias anteriores ao parto, com urocultura evidenciando Staphylococcus epidermidis, e Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) na titulação de 1:32; recebeu uma dose de penicilina benzatina, 2.400.000 UI/dia, 96 horas antes do parto. Ademais, sem alterações. Exame materno na chegada ao hospital revelou VDRL 1:128. Frequência cardíaca = 92 bpm; frequência respiratória = 35 irpm; saturação de oxigênio = 96%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A sífilis congênita é transmitida ao feto em qualquer estágio de infecção materna.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis