Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 833627 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente é admitido em pronto-socorro e encaminhado para UTI com quadro de miocardiopatia dilatada, doença renal crônica em terapia renal substitutiva, anasarca e dispneia incapacitante, com queda do estado geral há 30 dias. Também encontra-se ictérico, com torpor e sinais de infecção e secreção purulenta pelo local de inserção do Shilley de hemodiálise. Aos exames: leucócitos = 33.000 mm3/L (VR 10.000 mm3), segmentados = 78, com bastonetes = 10, e metamielócitos = 1; plaquetas = 111.000 mm3 (VR > 150.000mm3); ureia 88 mg/dL (VR < 40 mg/dL); creatinina = 2,33 mg/dL (VR = 1,40 mg/dL); bilirrubina total 4,10 mg/dL (VR – 1,2 mg/dL); bilirrubina direta = 2,88 mg/dL (VR = 0,20mg/dL).

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se evitar uso de aminas vasoativas, mesmo com choque refratário, optando por albumina, cujo uso tem mais embasamento científico.

#Questão 833628 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Considere um paciente jovem de 24 anos de idade, internado na unidade de terapia intensiva por acidente motociclístico, com TCE grave, Glasgow 3, sem sedação, com suporte ventilatório mecânico e sem aminas vasoativas. E realizado US Doppler transcraniano com ausência de fluxo. Intensivista sugere manutenção de múltiplos órgãos do potencial doador adulto morto.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A hora da morte que vai na declaração de óbito desse paciente é a mesma do exame que determinou a ausência de fluxo cerebral documentado.

#Questão 833629 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um homem de 38 anos de idade estava trabalhando em obra de restauração de um antigo prédio, quando uma das paredes cedeu e o atingiu, prensando a perna esquerda dele contra o chão, tornando a mobilização do membro impossível em razão do peso do material. Ele estava sozinho no local e demorou cerca de três horas até que fosse encontrado e prestado o devido socorro. Esse paciente deu entrada no pronto-socorro levado por populares, apresentando rotação externa de tornozelo e pé esquerdos, sem lesões de continuidade na pele, porém com edema importante de partes moles abaixo do joelho, hiperemia local e muita dor ao exame do local.

Em relação a esse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

No paciente apresentado, o diagnóstico definitivo do quadro de síndrome compartimental é feito com ultrassonografia doppler venosa do membro acometido.

#Questão 833630 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Mulher de 37 anos de idade, internada no hospital em pós-operatório, apresenta quadro de insuficiência respiratória com indicação de via aérea definitiva. A paciente é então encaminhada para a sala de emergência e são realizadas três tentativas de intubá-la, sem êxito, e a ventilação com máscara facial não obteve sucesso.

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Edema de língua e glote são indicações de criocotireoidostomia.

#Questão 833631 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Paciente de 40 anos de idade, de raça negra, foi submetida a abdominoplastia há três meses e queixa-se do resultado estético da cicatriz abdominal, além de relatar dor e prurido local. Ao exame físico, encontra-se em processo de cicatrização, com coloração arroxeada, de consistência endurecida, elevada e alargada, ultrapassando os limites da própria cicatriz cirúrgica. Os sinais vitais dessa paciente são pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 16 irpm e saturação de O2 de 100% em ar ambiente.

A respeito desse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A paciente apresenta lesão de alto risco para tumor basocelular.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis